GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

  • Cristiano Lanza Savegnago Universidade Federal de Santa Maria
  • Lorena Inez Peterini Marquezan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629235983

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Organizações Públicas, Biblioteca Universitária.

Resumo

Este artigo, teórico-impírico de natureza qualiquantitativa, é o resultado da análise da Gestão do Conhecimento no contexto de uma biblioteca universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Em relação aos procedimentos técnicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos servidores e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores (diretor e chefias de divisões). A análise foi realizada utilizando-se o modelo de diagnóstico de Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias proposto por Castro (2005), e como técnica para interpretar os resultados utilizou-se a Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). O resultado permitiu identificar que esta unidade carece de uma identidade organizacional própria em função da ausência do planejamento estratégico. Os processos de gestão do conhecimento ocorrem de maneira não estruturada e, observou-se que os suportes organizacionais necessitam ser aprimorados, especialmente, a gestão de pessoas e as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI).

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Biografia do Autor

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria

Administração/Recursos Humanos

Lorena Inez Peterini Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria

Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, lúdico, avaliação, interdisciplinaridade, Transdicisplinariedade, autoestima, afetividade, educação a distância, Gestão Escolar e Educacional.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Lanza Savegnago, C., & Marquezan, L. I. P. (2019). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Práticas De Administração Pública, 2(3), 23–41. https://doi.org/10.5902/2526629235983

Edição

Seção

Artigos