A didática de professores da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau: desafios no ensino-aprendizagem na era da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629285651Palabras clave:
Educação, Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Universidade Lusófona da GuinéResumen
Este trabalho propõe compreender as técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas por professores da Universidade Lusófona da Guiné face aos desafios tecnológicos. A universidade foi fundada em 2008 após o acordo entre os representantes do grupo lusófona e o governo da Guiné-Bissau, e hoje em dia, é considerada a maior universidade privada do país. A abordagem da pesquisa é qualitativa, exploratória e estudo de campo, sendo entrevistados seis professores da referida universidade com auxílio do google formulário. A pesquisa revela que esta universidade carece de meios tecnológicos considerados aliados ao processo ensino-aprendizagem, o que limita a didática dos docentes. Alguns relatos dos participantes da pesquisa apontam as dificuldades financeiras dos alunos e a falta de apoio do Estado como parte das causas dos problemas enfrentados. Entretanto, os professores em suas aulas, suprem a carência de acesso às tecnologias por meio de outras estratégias como estudo de campo, outras pesquisas e leituras complementares. Apesar da inexistência de atividades institucionais de pesquisa, também entendem os entrevistados que ela deve estar presente no contexto da formação de seus estudantes.
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