A didática de professores da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau: desafios no ensino-aprendizagem na era da tecnologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629285651

Palabras clave:

Educação, Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Universidade Lusófona da Guiné

Resumen

Este trabalho propõe compreender as técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas por professores da Universidade Lusófona da Guiné face aos desafios tecnológicos. A universidade foi fundada em 2008 após o acordo entre os representantes do grupo lusófona e o governo da Guiné-Bissau, e hoje em dia, é considerada a maior universidade privada do país. A abordagem da pesquisa é qualitativa, exploratória e estudo de campo, sendo entrevistados seis professores da referida universidade com auxílio do google formulário. A pesquisa revela que esta universidade carece de meios tecnológicos considerados aliados ao processo ensino-aprendizagem, o que limita a didática dos docentes. Alguns relatos dos participantes da pesquisa apontam as dificuldades financeiras dos alunos e a falta de apoio do Estado como parte das causas dos problemas enfrentados. Entretanto, os professores em suas aulas, suprem a carência de acesso às tecnologias por meio de outras estratégias como estudo de campo, outras pesquisas e leituras complementares. Apesar da inexistência de atividades institucionais de pesquisa, também entendem os entrevistados que ela deve estar presente no contexto da formação de seus estudantes.

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Biografía del autor/a

Marilena Cordeiro Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM pelo programa de pós-graduação em Administração Pública (PPGAP). Graduada em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Possui experiência na investigação de políticas públicas voltadas a família. Foi bolsista do projeto financiado pelo CAPES intitulado Análise do impacto das políticas e ações públicas voltadas para família sobre o estado nutricional e mortalidade materno-infantil. 

Safiato Injai, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada Administração Pública, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), comecei o curso de RH na Universidade Lusófona da Guiné, fiz parte do grupo UNICULTURAS e atualmente sou membro de Grupo Vozes d´Africa. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública ((PPGAP)) da Universidade Federal Santa Maria (UFSM).

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga com Habilitação em Educação de Excepcionais pela Universidade de Passo Fundo (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e Parecerista ad hoc da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e da Revista Saber Humano. 

Rafaela Butzke Geloch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em administração bacharelado pela Universidade Franciscana e mestrado em administração pública pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2025-04-02

Cómo citar

Gomes, M. C., Injai, S., Giordani, E. M., & Geloch, R. B. (2025). A didática de professores da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau: desafios no ensino-aprendizagem na era da tecnologia. Práticas De Administração Pública, 9, e85651. https://doi.org/10.5902/2526629285651