Qualidade no transporte público urbano: uma análise em Santana do Livramento - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629284645Palavras-chave:
Qualidade, Transporte público urbano, QUALBUSResumo
Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários em relação à qualidade do transporte público urbano da cidade de Santana do Livramento - RS. Como pressuposto teórico emprega-se o modelo QUALBUS, o qual abrange as dimensões tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Têm-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem mista, a partir do método survey. Para tal, foram utilizadas análises descritivas, Análise Fatorial Exploratória (AFE) e análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram a insatisfação dos usuários do transporte público urbano da cidade principalmente quanto aos fatores de tangibilidade, confiabilidade e empatia. O primeiro fator evidencia-se pelas condições precárias da frota de ônibus, o segundo pela ausência de horários e rotas disponíveis e, por fim, o terceiro fator torna-se explícito pela carência da empatia com as pessoas mais vulneráveis. Sendo assim, esse estudo fornece feedbacks de melhoria para as instituições responsáveis pelo transporte público da cidade.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bubicz, M. E. & Sellitto, M. A. (2009). Qualidade em serviço de transporte de passageiros: um estudo de caso no sistema urbano de Porto Alegre. Revista Produção On Line, 9(4). DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.216
Confederação Nacional Dos Transportes – CNT. (2018). Plano CNT de transporte e logística 2018. Recuperado de https://planotransporte.cnt.org.br/
Cronin, J. & Taylor, S. (1992). Measuring service quality: A reexamination and extension. Journal of Marketing, 56(3), p. 55-68. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299205600304
Deming, E. W. (1990). Qualidade: a revolução na produtividade. Rio de Janeiro: Marques Saraiva.
De Araújo, M. R. M. et al. (2011). Transporte público público: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, 23(3), p. 574-582. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000300015
Fávero, L. P. (2022). Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: LTC.
Ferraz, A. C. P. & Torres, I. G. E. (2004). Transporte público urbano. São Carlos: Rima.
Ferraz, A. C. (1998). Escritos sobre transportes, trânsito e urbanismo. Ribeirão Preto: São Francisco.
Freitas, P. V. N., Silveira, J. A. R. & Castro, A. A. B. C. (2015). Qualidade em serviços de transporte público urbano: uma contribuição teórica. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, 3(15). DOI: https://doi.org/10.17271/2318847231520151034
Gaither, N. & Frazier, G. (2008). Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning.
GIL, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6. ed.). São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. & Reis Neto, A. C. (2020). Survey de Experiência como Pesquisa Qualitativa Básica em Administração. Revista de Ciências da Administração, 22(56), p. 125-137. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e74026
Hair, J. R., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. (6 ed.). Porto Alegre: Bookman.
Holtermann, R. S. (2016). Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal: dinâmica da mobilidade em áreas centrais (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade de Engenharia, Universidade de Brasília, Brasília.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2018). Contas Nacionais Trimestrais. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticasnovoportal/economicas/contas-nacionais/9300-contas-nacionais-trimestrais.html
______. (2020). IBGE Cidades. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/santana-do-livramento/panorama
Juran, J. M. (1990). Planejando para a Qualidade. São Paulo: Pioneira.
Lübeck, R. M., Wittmann, M. L., Battistella, L. F., Richter, A. S. & Schendler, S. G. (2011). Qualidade no transporte público urbano. Facef Pesquisa, 14(3), p. 264-277.
Matos, D. A. S. & Rodrigues, E. C. (2019). Análise fatorial. Brasília: Enap.
Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. (6 ed.). Porto Alegre: Bookman.
Moreira, D. A. (2008). Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning.
Oliveira O. J. (2011). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning.
Paladini, E. P. (2010). Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas.
Parasuraman, A., Zeithaml V. A. & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, 49(4), p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298504900403
______. (1988). Servqual: a multiple item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64(1), p. 12-40.
Perez, M. S., Abad , J. C. G., Carrillo, G. M. M & Fernández, R. S. (2007). Effects of service quality dimensions on behavioural purchase intentions: a study in public-sector transport. Managing Service Quality, 17(2), p. 134-151. DOI: https://doi.org/10.1108/09604520710735164
Rocha, D. R. (2008). Gestão da produção e operações. Rio de Janeiro: Ciencia moderna Ltda.
Rodrigues, M. O. (2006). Avaliação da qualidade do transporte público da cidade de São Carlos (Dissertação). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.
Schwaab, K. S., Rios, R., Silva, F. V. & Grohmann, M. (2015). Avaliação do transporte público por universitários: uma aplicação do modelo qualbus. In: Anais eletrônicos do 4º Fórum Internacional Ecoinovar, Santa Maria, SM.
Trevisan, L. V. (2019). Qualidade dos serviços prestados pelo Núcleo de Transporte da Universidade Federal de Santa Maria (Dissertação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Zeithaml, V. A., Parasuraman, A.; Berry, L. L. (1990). Delivering Quality Service: Balancing Customer Perceptions and Expectations. Nova Iorque: Free Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.