Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

A NPesq visa divulgar resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.) nas modalidades artigo, resumo expandido, resenha, plano de aula, unidade didática, relatório de estágio, ensaio, slides de comunicação e pôster.
A redação dos textos deve ser em língua portuguesa ou língua inglesa. Os trabalhos devem estar adequados ao registro acadêmico e apresentar coerência e coesão internas e correção lexicogramatical. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a adequação do trabalho em relação a todos os itens listados em Normas de publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente desconsideradas. A NPesq está permanentemente aberta à submissão de trabalhos, por meio do sistema eletrônico, no endereço:http:https://periodicos.ufsm.br/nope/index.

Gêneros aceitos para publicação
•   Artigo
•   Resumo Expandido
•   Resenha
•   Slides de comunicação
•   Pôster
•   Plano de aula
•   Unidade didática
•   Relatório de estágio
•   Ensaio

 

Os trabalhos devem ser enviados eletronicamente por meio do site da revista. Os autores devem enviar dois arquivos:
•    um em formato .doc (apenas para as modalidades artigo, resumo expandido, resenha, ensaio, unidade didática, relatório de estágio e plano de aula) ou .ppt (apenas para slide de comunicação e pôster): com autoria excluída, substituindo o nome do(s) autor(es) pelo termo “Autor”. Desse modo, todas as identificações de autoria do trabalho devem ser removidas do arquivo e também da opção “Propriedade do Word”, garantindo o critério de sigilo desta revista para posterior Avaliação Cega por Pares; e
•    um segundo arquivo no formato .pdf (para todas as modalidades): contendo a autoria.


Formatação:

Artigo, resumo expandido, ensaio, resenha, plano de aula, unidade didática e relatório de estágio: conforme templates disponibilizados na seção "Condições para submissão".

Slide de comunicação e pôster: conforme apresentados nos eventos. 

Artigo

Nesta seção, publicamos artigos inéditos que apresentam dados derivados de abordagens consistentes de pesquisa, sobre questões relacionadas à linguagem como prática social. Esta seção poderá, ocasionalmente, apresentar artigos de reflexão, que ofereçam uma revisão abrangente do conhecimento corrente sobre temáticas relevantes e que apontem novas direções para a pesquisa, especialmente em uma perspectiva interdisciplinar. Os trabalhos devem apresentar contribuições para a área de Linguística Aplicada,  com foco em ensino e aprendizagem de línguas, multiletramentos, formação de professores, teorias e análises (críticas) de linguagens verbal e não verbal, em qualquer uma de suas dimensões (como, por exemplo, léxico-gramática/imagens, gênero ou discurso). 

Resumo Expandido

Nesta seção, publicamos breves relatos de pesquisa inédita em andamento, provenientes de diferentes áreas do conhecimento. Os trabalhos devem apresentar contribuições para a área de Linguística Aplicada,  com foco em ensino e aprendizagem de línguas, multiletramentos, formação de professores, teorias e análises (críticas) de linguagens verbal e não verbal, em qualquer uma de suas dimensões (como, por exemplo, léxico-gramática/imagens, gênero ou discurso). 

Resenha

As resenhas publicadas nesta seção devem descrever e avaliar uma obra publicada recentemente ou um relançamento de alguma obra seminal, relacionados a questões de linguagem/discurso, nas diferentes áreas do conhecimento. 

Slides de comunicação

Nesta seção publicamos slides de comunicações apresentadas em eventos acadêmicos. 

Pôster

Nesta seção publicamos pôsteres apresentados em eventos acadêmicos. 

Plano de Aula

Nesta seção publicaremos planos de aula já aplicados (ou não) em um contexto de ensino de línguas.

Unidade Didática

Nesta seção publicaremos unidades didáticas, organizadas sobre um determinada temática e voltadas a um contexto de ensino de línguas. 

Relatório de estágio

Nesta seção publicaremos relatórios de estágio já defendidos e avaliados pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina. Os documentos necessários para publicação: a) Carta de recomendação do orientador de estágio; e b) Relatório de Estágio.

a) A Carta de recomendação do(a) professor(a) deve sinalizar ou informar que o Relatório de Estágio foi apresentado e aprovado em disciplina.

b) O Relatório de Estágio deve detalhar as experiências práticas e aprendizados obtidos durante o estágio.

É importante observar, para a publicação do texto, que o nome da escola deve ser retirado assim como documentos anexados (Ficha de avaliação pelo professor regente, ficha de presença de observação e de regência, atestado comprobatório da escola, etc.).

 

Ensaio

Nesta seção, publicamos ensaios acadêmicos que buscam discutir, a partir da visão do autor, um tema específico, que é exposto e problematizado. O ensaio deve apresentar uma introdução com a tese central, seguida de argumentos para discussão dessa tese, os quais devem ser embasados em revisão da literatura consistente e fontes confiáveis, e, por fim, uma conclusão que retome as ideias apresentadas, bem como sustente a tese central do texto.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.