Gênero relato em sinopses de filmes: análise de significados ideacionais

Autores

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Gênero de texto, Sinopse, Transitividade, Ideação

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), significados ideacionais que instanciam gênero(s) de texto em uma mostra de sinopses de filmes de suspense, publicadas no site AdoroCinema. A análise do sistema de transitividade e da sequência de atividades do sistema de Ideação na amostra evidencia como propósito sociocomunicativo específico relatar eventos, conforme a perspectiva de gênero da Escola de Sydney. Além das etapas Orientação e Registro, típicas do gênero relato, é identificada uma etapa adicional, que denominamos Ficha técnica.

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Biografia do Autor

Carla Pengo, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mhdi Bader Khun, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Letras e Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Produziu, em coautoria com Sara Cabral, as obras "Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional" (2014) e "Introdução aos Sistemas Discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional" (2023). Coordenadora do Programa de Extensão Ateliê de Textos.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Pengo, C., Khun, M. B., & Fuzer, C. (2025). Gênero relato em sinopses de filmes: análise de significados ideacionais. Notas De Pesquisa, 3, e93234. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/93234

Edição

Seção

Artigo