Análise crítica de livros didáticos de língua inglesa do ensino médio sob a perspectiva dos letramentos
Palavras-chave:
BNCC, Pedagogia dos letramentos, Análise crítica de gêneros, Livros didáticos de língua inglesaResumo
O livro didático continua sendo uma ferramenta importante no contexto escolar. Por isso, este estudo tem como objetivo investigar as representações de letramentos que subsidiam as atividades que constituem três LDs aprovados pelo PNLD/2021 de Língua Inglesa para o Ensino Médio. Para tanto, utilizamos como embasamento teórico a Pedagogia dos Letramentos, a partir do Grupo Nova Londres (1996), dos pressupostos de Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) e Rojo (2012) e da Análise Crítica de Gêneros (Motta Roth & Heberle, 2015). Nas UDs selecionadas, evidenciamos uma afiliação ao ensino da linguagem como prática social (MOTTA-ROTH, 2008) e como língua franca (BNCC, 2018, p. 242), embora também apresentem contraditoriamente o Quadro Comum Europeu, parâmetro internacional, para orientar pelo menos dois dos referidos LDs analisados. Em relação à análise dos processos de conhecimento que subsidiam as atividades das três UDs, destacamos, em linhas gerais, um alinhamento teórico à perspectiva identificada nas seções pré-textuais, na medida em que as UDs propõem um ensino da linguagem, em alguma medida, didático, autêntico, funcional e crítico. Todavia, observamos que as atividades ainda deixam a desejar no que se refere à materialização de práticas que levem o aprendiz a agir efetivamente sobre os problemas discutidos.
Downloads
Referências
Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de. (2020). 1. ed. Moderna Plus: Inglês. Manual do professor. São Paulo: Moderna.
Barton, Ellen. (2004). Linguistic Discourse Analysis: How the Language in Texts Works. In Bazerman, Charles & Prior, Paul A. (Eds.). In What writing does and how it does it: an introduction to analyzing texts and textual practices. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Bezerra, B. G. (2017). A análise crítica de gêneros: uma escola brasileira?. In: Bezerra, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões metafóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, p. 111-125;
Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base.(2018) Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 19 jun. 2022.
Brasil. FNDE. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/historico> Acesso em Acesso em 23 set. 2023.
Brasil. PNLD, Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld> Acesso em 19 jun. 2022.
Cartaxo, L.B. (2020). Analysis of Brazilian cultural protagonism in the english section of EJA’s textbooks. 2020. 20f. Trabalho final de graduação (Graduação em Letras/Inglês). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Cartaxo, L.B. (2022). A naturalização do mito da democracia racial em livro didático de língua inglesa do ensino médio. 186f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Coscarelli, C. V., & Corrêa, H. T. (s.d.). As boas influências: Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC. Revista Linguagem em Foco, 13(2), 20–32. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5572
Costa-Hübes, Teresinha da Conceição & Kraemer, Márcia Adriana Dias (Eds.). (2019). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensão subjacentes. Campinas, SP: Mercado das Letras.
Costantin, K. dos R. (2018). Identifying the concept of multiliteracy underlying the pedagogic activities developed in a continuing English teacher education program. 26f. Trabalho final de graduação (Graduação em Letras/Inglês). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Freire, Paulo. (2021). 70. ed. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Kalantzis, M., Cope, B., & Pinheiro, P. (2020). Letramentos (P. Pinheiro, Trad.). Editora da Unicamp.
Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E., & Dalley-Trim, L. (2016). Literacies (2nd ed.). Cambridge University Press.
Marcuzzo, P. (2017). O papel da leitura crítica no ensino de inglês como língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 6 (2). <https://doi.org/10.5902/1516849228981> Acesso em 19 jun. 2022.
Marques, Amadeu. (2020). 1. ed. Anytime: always ready for education. São Paulo: Saraiva Educação.
Motta-Roth, D. & Heberle, V. M. (2015). A short cartography of genre studies in Brazil. Journal of English for Academic Purposes, v. 19, p. 22-31.
Motta-Roth, Désirée. (1991). O processamento de sentido na leitura de texto em Inglês como Língua Estrangeira. Letras, (1), p. 85–94. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11405> . Acesso em 19 jun. 2022.
Motta-Roth, Désirée. (2008). Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. Delta, p. 341-383. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-44502008000200007> . Acesso em 19 jun. 2022.
Neira, M. G., Alviano Júnior, W., & Almeida, D. F. de. (2016). A primeira e segunda versões da BNCC: Construção, intenções e condicionantes. EccoS – Revista Científica, (41), 31–44. https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6807
Newman, F. & Holzman, L. (1993). Praxis: A zona de desenvolvimento proximal. In:NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Editora Loyola, p. 71-110.
Peroni, V. M. V., Caetano, M. R., & Arelaro, L. R. G. (2019). BNCC: Disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 35(1), 35–56. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094
Richter, Carla & Larré, Julia. (2020). Take Action: obra didática específica de língua inglesa, área de linguagem e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Ática.
Rodrigues, T. de M. Analysis of female representations in the English section of a EJA´s textbook. 2020. 20f. Trabalho final de graduação (Graduação em Letras/Inglês). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Rojo, R. & Moura, E. (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola.
Tauchen, E. R. (2018). The concept of literacy underlying pedagogical activities developed within a continuous teacher education program [Trabalho final de graduação, Universidade Federal de Santa Maria].
Ticks, L. K. (2005). O livro didático sob a ótica do gênero. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 15–49. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15602/9789
The New London Group. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60-93.
Trivisiol, Vanessa Severo. (2017). O conceito de (multi)letramentos subjacente às atividades pedagógicas produzidas para uma unidade didática em um programa de formação continuada na escola pública. 139f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Trivisiol, V. S. (2022). Os desafios da EJA/Santa Maria: Uma análise de documentos, livro didático e práticas de letramentos de professores de inglês da rede municipal. 2022, 269 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Vygotsky, Levi. (2001). Pensamento e Palavra. p. 395-486.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de originais implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais à revista Notas de Pesquisa.

