Jogo dos linguistas: a ludicidade no ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Linguística, Jogos, Ludicidade, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um jogo educativo como forma de apoio ao ensino de Linguística no Ensino Superior, a partir de uma prática pedagógica. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Linguística Geral por um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de Letras da Universidade Franciscana. O desenvolvimento do jogo justifica-se pela importância da ludicidade e do uso de novas ferramentas no ensino, alinhado à perspectiva dos multiletramentos. Além de tornar o ensino de Linguística Aplicada mais efetivo, lúdico e contextualizado, o jogo criado desenvolve de forma dinâmica e didática o aprendizado e a compreensão de alguns dos principais conceitos dos linguistas: Noam Chomsky, Fernand Saussure, Émile Benveniste e Roman Jakobson. Assim, este jogo aborda as teorias dos linguistas como o estruturalismo, gerativismo, funcionalismo, a teoria das funções da linguagem, teoria do sintagma versus paradigma, teoria dos princípios e parâmetros e dos tipos de elementos dêiticos. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas as seguintes etapas: o desenvolvimento do jogo partiu de uma atividade em sala de aula, em que foi dado como produto de aprendizagem a ser desenvolvido por cada equipe, um jogo educativo de alguma das temáticas trabalhadas na disciplina; depois, os(as) alunos(as), em grupos, desenvolveram as questões, o tema abordado e o design do jogo. Por fim, o jogo foi materializado com digitação, impressão de cartas, plastificação e montagem do jogo para testes. A testagem foi feita em aula, em uma dinâmica em que todos os grupos jogaram os jogos elaborados na disciplina. Durante o jogo, o jogador retira uma carta da caixa, lê a pergunta e responde colocando a carta no linguista correspondente. Se a resposta estiver correta, prossegue o jogo, caso contrário, devolve a carta à caixa e passa a jogada para o próximo jogador. Quem tiver mais acertos, ganha. Como resultado, obteve-se um jogo que proporciona o conhecimento e a fixação de algumas das teorias dos linguistas representados nele. A conclusão dessa prática pedagógica e do desenvolvimento do produto de aprendizagem é que os jogos educativos auxiliam o aprendizado de forma lúdica, unindo conhecimento e entretenimento, além de proporcionar uma forma de avaliação de aprendizado diferenciada para estudantes de Licenciatura do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juli Figueiredo da Costa, Universidade Franciscana

Atualmente é licencianda do curso de Letras- Português e Inglês da Universidade Franciscana como bolsista do Programa Professor do Amanhã ofertado pelo Governo do Estado do RS. Integra o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desde 2024 e atualmente é monitora no Projeto de Extensão Ensino, Letramentos e Internacionalização ELIn, vinculado ao curso de Letras da Universidade Franciscana UFN.

Deisi Ávila Figueiredo, Universidade Franciscana

Graduanda em Letras - Português e Inglês, do Programa "Professores do Amanhã", pela Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN). Atua como bolsista no Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID)

Referências

MARTELOTTA, Mario Eduardo. Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011

MARTELOTTA; CEZARIO. (org.) Linguística: fundamentos. Rio de Janeiro: CCAA, 2006.

GUIMARÃES, Maximiliano. Os fundamentos da teoria linguística de Chomsky. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2017. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.

TOLDO, Claudia; FLORES, Valdir do Nascimento. Guia conceitual da Linguística de Benveniste. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2025. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.

FIORIN, José Luiz; BARBISAN, Leci Borges; FLORES, Valdir do Nascimento. Saussure: a invenção da linguística. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

Costa, J. F. da, & Figueiredo, D. Ávila. (2025). Jogo dos linguistas: a ludicidade no ensino superior. Notas De Pesquisa, 3, e92163. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/92163

Edição

Seção

Pôster