Jogo dos linguistas: a ludicidade no ensino superior
Palabras clave:
Linguística, Jogos, Ludicidade, Ensino superiorResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um jogo educativo como forma de apoio ao ensino de Linguística no Ensino Superior, a partir de uma prática pedagógica. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Linguística Geral por um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de Letras da Universidade Franciscana. O desenvolvimento do jogo justifica-se pela importância da ludicidade e do uso de novas ferramentas no ensino, alinhado à perspectiva dos multiletramentos. Além de tornar o ensino de Linguística Aplicada mais efetivo, lúdico e contextualizado, o jogo criado desenvolve de forma dinâmica e didática o aprendizado e a compreensão de alguns dos principais conceitos dos linguistas: Noam Chomsky, Fernand Saussure, Émile Benveniste e Roman Jakobson. Assim, este jogo aborda as teorias dos linguistas como o estruturalismo, gerativismo, funcionalismo, a teoria das funções da linguagem, teoria do sintagma versus paradigma, teoria dos princípios e parâmetros e dos tipos de elementos dêiticos. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas as seguintes etapas: o desenvolvimento do jogo partiu de uma atividade em sala de aula, em que foi dado como produto de aprendizagem a ser desenvolvido por cada equipe, um jogo educativo de alguma das temáticas trabalhadas na disciplina; depois, os(as) alunos(as), em grupos, desenvolveram as questões, o tema abordado e o design do jogo. Por fim, o jogo foi materializado com digitação, impressão de cartas, plastificação e montagem do jogo para testes. A testagem foi feita em aula, em uma dinâmica em que todos os grupos jogaram os jogos elaborados na disciplina. Durante o jogo, o jogador retira uma carta da caixa, lê a pergunta e responde colocando a carta no linguista correspondente. Se a resposta estiver correta, prossegue o jogo, caso contrário, devolve a carta à caixa e passa a jogada para o próximo jogador. Quem tiver mais acertos, ganha. Como resultado, obteve-se um jogo que proporciona o conhecimento e a fixação de algumas das teorias dos linguistas representados nele. A conclusão dessa prática pedagógica e do desenvolvimento do produto de aprendizagem é que os jogos educativos auxiliam o aprendizado de forma lúdica, unindo conhecimento e entretenimento, além de proporcionar uma forma de avaliação de aprendizado diferenciada para estudantes de Licenciatura do Ensino Superior.
Descargas
Citas
MARTELOTTA, Mario Eduardo. Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011
MARTELOTTA; CEZARIO. (org.) Linguística: fundamentos. Rio de Janeiro: CCAA, 2006.
GUIMARÃES, Maximiliano. Os fundamentos da teoria linguística de Chomsky. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2017. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.
TOLDO, Claudia; FLORES, Valdir do Nascimento. Guia conceitual da Linguística de Benveniste. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2025. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.
FIORIN, José Luiz; BARBISAN, Leci Borges; FLORES, Valdir do Nascimento. Saussure: a invenção da linguística. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 23 maio 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O envio de originais implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais à revista Notas de Pesquisa.

