Intertextualidade em notícias de popularização científica

Cristina dos Santos Lovato, Fátima Andréia Tamanini-Adames

Resumo


Neste trabalho, analisamos duas notícias de popularização científica, publicadas pelas revistas Ciência Hoje  e  Galileu, aplicando a noção de intertextualidade formulada por Fairclough (1995, 2001, 2003). As notícias selecionadas popularizam a mesma pesquisa cientifica. Nosso objetivo é analisar, portanto, o modo como estas notícias realizam a recontextualização, atentando para as transformações pelas quais são submetidas a partir de suas condições de produção e de distribuição. Resultados parciais indicam que a intertextualidade nas notícias acontece especialmente pela alusão explícita ao artigo científico original e por relações interdiscursivas entre os discursos científico e pedagógico, na notícia publicada pela  Ciência Hoje, e pela articulação dos discursos científico e coloquial, na notícia publicada pela Galileu.  

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/npesq.v0i0.4044

Logotipo da ufsm Logotipo da ppgl Logotipo do LABLERLogotipo do IBICT