Intertextualidade em notícias de popularização científica

Autores

  • Cristina dos Santos Lovato Universidade Federal de Santa Maria
  • Fátima Andréia Tamanini-Adames Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/npesq.v0i0.4044

Resumo

Neste trabalho, analisamos duas notícias de popularização científica, publicadas pelas revistas Ciência Hoje  e  Galileu, aplicando a noção de intertextualidade formulada por Fairclough (1995, 2001, 2003). As notícias selecionadas popularizam a mesma pesquisa cientifica. Nosso objetivo é analisar, portanto, o modo como estas notícias realizam a recontextualização, atentando para as transformações pelas quais são submetidas a partir de suas condições de produção e de distribuição. Resultados parciais indicam que a intertextualidade nas notícias acontece especialmente pela alusão explícita ao artigo científico original e por relações interdiscursivas entre os discursos científico e pedagógico, na notícia publicada pela  Ciência Hoje, e pela articulação dos discursos científico e coloquial, na notícia publicada pela Galileu.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Lovato, C. dos S., & Tamanini-Adames, F. A. (2011). Intertextualidade em notícias de popularização científica. Notas De Pesquisa, 82–90. https://doi.org/10.5902/npesq.v0i0.4044