Por uma História que dê ouvidos: proposta de formação docente para executar a Lei 11645/2008 no sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797589634Parole chiave:
Formação docente, História Indígena, RegionalidadeAbstract
A História Indígena regional é um conteúdo de grande importância para uma formação docente que se queira voltada à promoção da diversidade étnico-racial e cultural, atendendo a lei 11645/2008 (sobre o ensino de História Indígena nas escolas) e o caput do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (sobre o caráter de regionalidade que deve ser contemplado pelo currículo nas escolas). No entanto, face ao pouco conhecimento de professores sobre História Indígena (Guimarães, 2024a), é necessário oferecer formação baseada nos estudos já realizados a respeito de aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos da presença indígena na bacia do rio Verde, sul de Minas Gerais, com base em documentação histórica e pesquisas arqueológicas. Por meio de levantamento e análise bibliográfica sobre a História Indígena regional na bacia do rio Verde, este estudo apresenta sugestões que facilitem aos professores um trabalho que atenda às mencionadas legislações e, mais que isto, mostre as diversidades que formaram a sociedade sul-mineira. As sugestões são práticas que direcionam professores para o aproveitamento das fontes sobre a História Indígena regional em diversos componentes curriculares.
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