Entrevista com Veronica Korber Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797574396Parole chiave:
Sistema Terra. Mudança climática., Recursos naturais, Biodiversidade, Fronteiras NacionaisAbstract
VKG – As transformações profundas no Sistema Terra, desde a mudança climática até o esgotamento dos recursos naturais causados pela ação humana, desafiam as estruturas e as instituições internacionais existentes, exigindo respostas para os seus impactos transfronteiriços e intergeracionais. Antes tratadas como problemas locais, questões como poluição, chuva ácida e perda de biodiversidade passam a ocupar arenas internacionais diante de um consenso político internacional sobre a necessidade de uma ação coordenada entre os países. Os problemas ambientais desafiam o alcance de políticas tradicionais, desenhadas a partir da noção de fronteiras nacionais, e que têm como parâmetros a previsibilidade e o controle de riscos. A mudança climática, por exemplo, não pode ser resolvida apenas por um país, pois suas causas e efeitos são globais, suas consequências não podem ser previstas por modelos tradicionais e seus efeitos não podem ser controlados.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARROS-PLATIAU, A. F. A política externa ambiental: do desenvolvimentismo ao desenvolvimento sustentável. Relações Internacionais do Brasil, Temas e Agendas”, São Paulo, Saraiva, p. 251–282, 2006.
DALBY, S. Environmental Security. [s.l.] U of Minnesota Press, 2002.
PEREIRA, J. C. The limitations of ir theory regarding the environment: lessons from the anthropocene. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 60, n. 1, 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.