This is an outdated version published on 2023-09-20. Read the most recent version.

Entrevista com Cássio Guilherme Reis Silveira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797585103

Abstract

Toda a estrutura política dos países do Ocidente na atualidade serve a uma cartilha de mandamentos de um governo internacional desprovido de qualquer identidade com a realidade dos povos, interessado unicamente no argentarismo e na usura, além dos saques dos recursos naturais dos povos.

A afirmação acima, declarada por Cassio Guilherme, sintetiza o que o entrevistado considera o mais grave problema político, econômico e social do mundo atual e está em consonância com o Pensamento das Extremas Direitas na Europa. No entanto, o entrevistado afirma a independência do Pensamento Integralista brasileiro diante do que se considera o “espectro das Direitas”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cássio Guilherme Reis Silveira, Funcionário Público Aposentado

É formado em Engenharia Elétrica e é Mestre em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Bacharel em Direito pela METROCAMP (Faculdades Metropolitanas de Campinas).
É Funcionário Público aposentado, especialista em armamento, explosivos e armas de destruição em massa pela Academia Nacional de Polícia.

José Renato Ferraz da Silveira, Federal University of Santa Maria

É Professor Associado III do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2009. Doutorado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestrado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Graduação em andamento no curso de História na Universidade Luterana do Brasil. Graduação incompleta no curso de Filosofia na Universidade de São Paulo. Coordenador do curso de Relações Internacionais - de 2012-2018 - da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). Líder do Grupo de Estudos Oswaldo Aranha (GEOA). Colunista digital do Diário de Santa Maria. Participante do Programa Sala de Debate da Tv Diário e Rádio CDN. Articulista do Blog Obvious. Articulista do espaço Reflexões docentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao ANDES-SN. Editor chefe da Revista InterAção - Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (ISSN 2357- 7975) Parecerista ad hoc da Revista Aurora, Revista de Ciências do Estado, revista Lua Nova, revista Drama em Foco. Membro do grupo de estudos avançados sobre Paz e Conflitos Internacionais (GEAPCI) Representante do Conselho editorial da Editora da UFSM (2017-2021) Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Sócio pleno da Associação Profissional de Relações Internacionais (ABRI). Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro efetivo da World Academy of Human Sciences. Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - Alpas 21. Autor de seis livros (A tragédia da política em Ricardo III, A tragédia da política em Ricardo II, Sob o Signo da Fênix, Sob o Signo das Valquírias, Sob o signo das Fúrias, Flora). Organizador da obra A Tragédia da política (Relações Internacionais). Embaixador honorário de São Paulo - Brasil - referendando pela Organização das Nações Unidas e pela Comissão Europeia. Linhas de pesquisa: História inglesa. História das Relações Internacionais moderna e contemporânea. Arte e Política.

Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral (Curso de Ciências Econômicas). Participa do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória -UFF e do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da UFF/Campos. Coordenadora do Laboratório de Estudos das Direitas e do Autoritarismo (LEDA) e do Laboratório de Estudos da Imanência e da Transcendência (LEIT), desenvolvendo estudos de Ética, da Estética e da Dialética. Editora da Coluna; "Práxis, Poiésis & Theoria" da Revista ContemporArtes (UFABC/SP).Pós-Doutorado pelo PPG em Educação da Universidade Federal Fluminense, com o tema: "Gnoses e Escatologias integralistas brasileiras: O Pensamento Brasileiro na síntese integralista: dogma e temporalidades geracionais".

Published

2023-09-20

Versions

How to Cite

Silveira, C. G. R., Silveira, J. R. F. da, & Carneiro, M. R. da S. R. (2023). Entrevista com Cássio Guilherme Reis Silveira. Revista InterAção, 14(3), e85103. https://doi.org/10.5902/2357797585103

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>