Uma viagem pela imagem: do lógos à formação iconofotológica

Autores

  • Antônio Jackson de Souza Brandão

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482197

Palavras-chave:

Renascimento, Barroco, Fotografia, Imagem, Mímesis, Iconofotologia

Resumo

O artigo abordará alguns pressupostos acerca da imagem ao longo da história humana como o surgimento do lógos (a partir de elementos da natureza), a busca por realismo na pintura renascentista e a concretização da fotografia. Para isso é necessário levantar alguns conceitos: a importância da mímesis para os séculos XVI e XVII; o emprego da techné na arte; o rompimento mimético e a busca da verdade preconizada pelos românticos; o surgimento e a plenitude da imagem fotográfica; a libertação da pintura a partir das Vanguardas e o emprego do conceito de iconofotologia.

Biografia do Autor

Antônio Jackson de Souza Brandão

Doutor (Iconofotologia do Barroco alemão) em Literatura alemã, Universidade de São Paulo

Referências

AUERBACH, Erich. Mímese: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Perspectiva, 2004.

BRANDÃO, Antônio Jackson S. Iconofotologia do Barroco alemão, 2008, Tese (Literatura), USP, São Paulo.

_________________. “Sistemas de representação na arte barroca”, in Revista Eutomia, UFPE, 2008.

_________________. “Aspectos da Linguagem fotográfica: do Renascimento à Era Digital“, in Travessias, Unioeste, 2009.

CARONE NETO, Modesto. Metáfora e montagem. São Paulo, Perspectiva, 1974.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 2ª ed. São Paulo, Ática, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7ª ed. São Paulo, Ática, 2000.

COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. São Paulo, Cultrix, 1978.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2003

CRAIA, Eladio C. Pablo. Gilles Deleuze e a questão da técnica, 2003, Tese (Filosofia), Unicamp, Campinas.

DUARTE, Rodrigo. FIGUEIREDO, Virgínia (org.) Mímese e expressão. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2001.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, Papirus, 2006.

FIGUEIREDO, Fidelino de. A luta pela expressão: prolegômenos para uma filosofia da literatura. 3ª ed. São Paulo, Cultrix, 1973

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa, Portugália-Martins Fontes, 1966.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo, Cia das Letras, 1989.

GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte, Fale/UFMG, 1997.

KRAUSS, Rolf. H. Photographie & Literatur. Zur photographischen Wahrnehmung in der deutschsprachigen Literatur des neunzehnten Jahrhunderts. Ostfildern, Hatje Cantz Verlag, 2000.

LESSING, Gotthold E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo, Iluminuras, 1998.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo, Brasiliense, 1984.

MARAVALL, José Antonio. A cultura do Barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo, 1997.

MARCONDES, Pyr. RAMOS, Ricardo. 200 anos de propaganda no Brasil: do reclame ao cyber-anúncio. São Paulo, Meio & Mensagem, 1995.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo, Perspectiva, 2001.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1976.

PRAZ, Mário. Imágenes del Barroco (estúdios de emblemática).

Madrid, Ed. Siruela, 1989.

__________. Literatura e artes visuais. São Paulo, Cultrix, 1982.

REBOUL, Olivier. O slogan. São Paulo, Cultrix, s/d.

RIPA, Cesare. Iconología (Prólogo de Adita Allo Manero). Tomo l. Madrid, Akal, s/d.

___________. Iconología. Tomo II. Madrid, akal, 1987.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo, Cultrix, 2006.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1986.

SCHØLLHAMMER, KARL. E. “Regimes representativos da modernidade“. In Alceu, v. I, n. 2, Rio de Janeiro, 28-41, 2001.

STELZER, Otto. Arte y fotografia: contactos, influencias y efectos. Barcelona, Gustavo Gili, 1981.

VELOSO, Cláudio W. Aristóteles mimético. Discurso Editorial, 2004.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Brandão, A. J. de S. (2010). Uma viagem pela imagem: do lógos à formação iconofotológica. Revista Digital Do LAV, 3(3), 013–038. https://doi.org/10.5902/198373482197