Biopoder e mídia: a política do fazer viver se renova e atinge a massa

Autores

  • Jeferson Bertolini UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X15578

Resumo

Este artigo aborda o conceito de biopoder de Michel Foucault e o relaciona aos meios de comunicação. O texto diz que o governo da vida encontrou na mídia um canal para levar a política do fazer viver às massas. O manuscrito alerta para o nascimento de um fazer viver moderno, e questiona se esse fazer viver não resulta em novo tipo de racismo: do corpo ideal, que exclui o gordo e o sedentário.

 

Abstract: This paper presents results of empirical research comparing titles of reports published by the Folha de S. Paulo on the internet and repeated in the print edition. The purpose of the comparative study was to determine why the title of that news has changed from one platform to another. Before the results, the article gives a brief bibliographical contribution to contextualize the historical tradition of the title in its function to say in very few words (Burnett 1991), and details the methodological procedures.

Keywords: Title journalism. Digital platforms. Internet.

 

Resunen: Este trabajo presenta los resultados de la investigación empírica comparando los títulos de los informes publicados por el diario Folha de S. Paulo en internet y repetidas en la edición impresa. El propósito del estudio comparativo fue determinar por qué el título de la noticia ha pasado de una plataforma a otra. Antes de los resultados, el artículo da una breve contribución bibliográfica para contextualizar la tradición histórica del título en su función de decir en muy pocas palabras (Burnett 1991), y detalla los procedimientos metodológicos.

Palabras clave: Título periodismo. Las plataformas digitales. Internet.

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Biografia do Autor

Jeferson Bertolini, UFSC

Doutorando em Ciências Humanas(UFSC), mestre em Jornalismo (UFSC), bacharel em Comunicação Social (Univali)

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Publicado

2016-02-10

Como Citar

Bertolini, J. (2016). Biopoder e mídia: a política do fazer viver se renova e atinge a massa. Cadernos De Comunicação, 19(2). https://doi.org/10.5902/2316882X15578

Edição

Seção

Artigos