Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X70418

Mots-clés :

Estado da arte, Práticas de leitura, Clubes de leitura

Résumé

Este artigo objetiva apresentar um estado da arte realizado em novembro de 2020, quando buscou-se estudos com leitores no campo da Comunicação nos últimos cinco anos e, posteriormente, pesquisas sobre clubes de leitura nos últimos trinta anos. Mediante critérios de consulta pré-estabelecidos e exame nos principais bancos de dados da produção científica brasileira, foram encontrados 20 trabalhos na primeira etapa e 25 na segunda fase. O mapeamento é analisado a partir de tabelas relativas às palavras-chave e de quadros com título, autoria, ano de publicação, tipo de pesquisa, instituição e métodos adotados. Os resultados indicam, sobretudo, a pluralidade temática e metodológica das investigações reunidas, enquanto pistas que contribuem às discussões contemporâneas a respeito da produção acadêmica sobre práticas de leitura no país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jean Silveira Rossi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social - Produção Editorial e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante dos grupos de pesquisa Comunicação em Rede, Identidades e Cidadania (CNPq/UFSM) e Mulheres na Edição (CNPq/CEFET-MG). Possui interesse por estudos em produção editorial, práticas de leitura, cultura digital, usos sociais das mídias e etnografia.

Références

BRAGANÇA, Aníbal. Um espaço multidisciplinar para os estudos do livro e da leitura no Brasil (1994-2009): uma aproximação quantitativa. In: 33º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2009, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...] Caxias do Sul: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1957-1.pdf. Acesso em 03 dez. 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. 354 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

GRUSZYNSKI, Ana; GONÇALVES, Márcio Souza; RIBEIRO, Ana Elisa. A pesquisa em produção editorial: objetos, interfaces e perspectivas teóricas. In: MORAIS, Osvando J. (Org.). Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimento, leituras e práticas contemporâneas. 1ed. São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 427-453.

TRAVANCAS, Isabel. El Libro: un producto de la industria cultural In: I CONGRESO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGÍA AIB, 2015 Madrid. Anais eletrônicos [...] Madrid, 2015. Disponível em: https://aries.aibr.org/articulo/2019/20/2335/el-libro-un-producto-de-la-industria-cultural. Acesso em 03 dez. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-26

Comment citer

Silveira Rossi, J. (2023). Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020) . Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(1). https://doi.org/10.5902/2763938X70418