Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020)
DOI :
https://doi.org/10.5902/2763938X70418Mots-clés :
Estado da arte, Práticas de leitura, Clubes de leituraRésumé
Este artigo objetiva apresentar um estado da arte realizado em novembro de 2020, quando buscou-se estudos com leitores no campo da Comunicação nos últimos cinco anos e, posteriormente, pesquisas sobre clubes de leitura nos últimos trinta anos. Mediante critérios de consulta pré-estabelecidos e exame nos principais bancos de dados da produção científica brasileira, foram encontrados 20 trabalhos na primeira etapa e 25 na segunda fase. O mapeamento é analisado a partir de tabelas relativas às palavras-chave e de quadros com título, autoria, ano de publicação, tipo de pesquisa, instituição e métodos adotados. Os resultados indicam, sobretudo, a pluralidade temática e metodológica das investigações reunidas, enquanto pistas que contribuem às discussões contemporâneas a respeito da produção acadêmica sobre práticas de leitura no país.
Téléchargements
Références
BRAGANÇA, Aníbal. Um espaço multidisciplinar para os estudos do livro e da leitura no Brasil (1994-2009): uma aproximação quantitativa. In: 33º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2009, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...] Caxias do Sul: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1957-1.pdf. Acesso em 03 dez. 2020.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. 354 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
GRUSZYNSKI, Ana; GONÇALVES, Márcio Souza; RIBEIRO, Ana Elisa. A pesquisa em produção editorial: objetos, interfaces e perspectivas teóricas. In: MORAIS, Osvando J. (Org.). Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimento, leituras e práticas contemporâneas. 1ed. São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 427-453.
TRAVANCAS, Isabel. El Libro: un producto de la industria cultural In: I CONGRESO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGÍA AIB, 2015 Madrid. Anais eletrônicos [...] Madrid, 2015. Disponível em: https://aries.aibr.org/articulo/2019/20/2335/el-libro-un-producto-de-la-industria-cultural. Acesso em 03 dez. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.