Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X70418

Palavras-chave:

Estado da arte, Práticas de leitura, Clubes de leitura

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estado da arte realizado em novembro de 2020, quando buscou-se estudos com leitores no campo da Comunicação nos últimos cinco anos e, posteriormente, pesquisas sobre clubes de leitura nos últimos trinta anos. Mediante critérios de consulta pré-estabelecidos e exame nos principais bancos de dados da produção científica brasileira, foram encontrados 20 trabalhos na primeira etapa e 25 na segunda fase. O mapeamento é analisado a partir de tabelas relativas às palavras-chave e de quadros com título, autoria, ano de publicação, tipo de pesquisa, instituição e métodos adotados. Os resultados indicam, sobretudo, a pluralidade temática e metodológica das investigações reunidas, enquanto pistas que contribuem às discussões contemporâneas a respeito da produção acadêmica sobre práticas de leitura no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Silveira Rossi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social - Produção Editorial e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante dos grupos de pesquisa Comunicação em Rede, Identidades e Cidadania (CNPq/UFSM) e Mulheres na Edição (CNPq/CEFET-MG). Possui interesse por estudos em produção editorial, práticas de leitura, cultura digital, usos sociais das mídias e etnografia.

Referências

BRAGANÇA, Aníbal. Um espaço multidisciplinar para os estudos do livro e da leitura no Brasil (1994-2009): uma aproximação quantitativa. In: 33º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2009, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...] Caxias do Sul: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1957-1.pdf. Acesso em 03 dez. 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. 354 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

GRUSZYNSKI, Ana; GONÇALVES, Márcio Souza; RIBEIRO, Ana Elisa. A pesquisa em produção editorial: objetos, interfaces e perspectivas teóricas. In: MORAIS, Osvando J. (Org.). Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimento, leituras e práticas contemporâneas. 1ed. São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 427-453.

TRAVANCAS, Isabel. El Libro: un producto de la industria cultural In: I CONGRESO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGÍA AIB, 2015 Madrid. Anais eletrônicos [...] Madrid, 2015. Disponível em: https://aries.aibr.org/articulo/2019/20/2335/el-libro-un-producto-de-la-industria-cultural. Acesso em 03 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Silveira Rossi, J. (2023). Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020) . Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(1). https://doi.org/10.5902/2763938X70418