Serviços educacionais: ferramenta para compreensão do papel de Foz do Iguaçu/ PR na rede urbana

Autores

  • Cláudia Heloiza Conte Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948736

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os serviços de educação enquanto atividade que insere a cidade de Foz do Iguaçu em uma rede de cidades. Isto permite entender que a análise de uma cidade em dada rede urbana deve ser realizada a partir de mecanismos e atividades como percurso ao entendimento das complexas interações espaciais. A partir de 1970, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu passou por inúmeras transformações que alteraram a sua dinâmica. Entre estas transformações podemos apontar o incremento e o aperfeiçoamento da oferta de bens e serviços para sua população e para as cidades da rede. Partindo desta base, realiza-se uma breve discussão das principais características de rede urbana e suas especificidades. Apresenta-se um panorama das instituições de ensino de Foz do Iguaçu e analisa-se a utilização destes serviços pelas cidades da rede urbana regional e pelas cidades vizinhas de Ciudad Del Este no Paraguai e Puerto Iguazu na Argentina. A partir destas análises, procura-se verificar a inserção da cidade na rede urbana por meio do setor educacional.

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Publicado

2012-10-23

Como Citar

Conte, C. H. (2012). Serviços educacionais: ferramenta para compreensão do papel de Foz do Iguaçu/ PR na rede urbana. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 17–26. https://doi.org/10.5902/223649948736

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional