Instrumentação de ensino em geografia nos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439327

Palavras-chave:

Currículo, Geografia Escolar, Instrumentação de Ensino em Geografia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão envolvendo a instrumentação de Ensino em Geografia com a Base Nacional Comum Curricular. Por meio de uma conceituação a respeito da importância dos instrumentos de ensino e das estratégias didático-pedagógicas apresenta-se uma análise individual dos anos do Anos Finais do Ensino Fundamental, e de como a instrumentação de ensino em Geografia pode ser desenvolvida nesta etapa da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Fernandes Rufo, Universidade de Brasília/Aluno de Pós-Graduação- Doutorado em Geografia/Brasília/Distrito Federal.

Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela UnB (2013); Mestrado em Geografia pela UnB (2015) e doutorando em Geografia pela UnB. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Gilvan Charles Cerqueira Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/ Professor/Brasília/Distrito Federal

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Professor da Secretaria de Educação do DF. 

Referências

ADRURIZ-BRAVO, et. al. https://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/?Ensenanza-de-las-ciencias-en-la. In: IberoAmerica Divulga. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/?Ensenanza-de-las-ciencias-en-la> Acesso em 25.05.2019.

ALCARAZ, Rafael Sebastiá; MONLLOR, Emília María. [Org.] La investigación e innovación en la enseñanza de la geografia. Alicante: Publicaciones de la Universidad de Alicante, 2016.

ANTONIO FILHO, Fadel David. Geografia Prática: Instrumentação para o Ensino de Geografia - II (Mapa Furado e Bússola Seca) In: Conteúdos e Didática de Geografia. 1ed.São Paulo (SP): Cultura Acadêmica - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, 2012, v. 9.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: Recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al.. Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p.57-63.

CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas vol. 25 n.66 pg. 209-225 maio/agosto 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v25n66/a05v2566.pdf>: Acesso: 15.02.2019.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. E agora, como fica o ensino da Geografia com a globalização? In: Boletim Gaúcho de Geografia, 21: 95-97, ago., 1996. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38634 > Acesso em: 30.05.2019.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPEGE. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.

_____________. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I

SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais do I Seminário nacional : Currículo em Movimento: perspectivas atuais, 2010. p. 1-15.

EADY, Michelle J.; LOCKYER, Lori. Tools for learning: technology and teaching strategies. In: Deputy Vice-Chancellor (Academic) – Papers. p. 1-23, 2013. Disponível em< https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=1413&context=asdpapers>: Acesso: 14.06.2019.

DA SILVA, Denise Mota Pereira. Raciocínio geográfico e avaliação formativa: uma análise aplicada ao ensino médio.

Dissertação de Mestrado apresentada no Departamento de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília – UnB. Brasília: UnB, 2014.

FISCHER, Kurt M. Mind, Brain, and Education: Building a Scientifi c Groundwork for Learning and Teaching. In Building a Scientifi c Groundwork. Harvard University Graduate School of Education, Vol. 3 Nº 1 p. 3-16, 2009. Disponível em:< https://www.gse.harvard.edu/~ddl/articlesCopy/FischerGroundwork.MBE2009.3.1.pdf> Acesso em 30.06.2019.

GUIMARÃES, Rosiane Correa, ODELFA, Rosa. Ensinando Geografia de forma lúdica através do mapa quebra-cabeça. Revista Caminhos de Geografia, Uberlândia, v.15, n.49, p.70-79, 2014. <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159>. Acesso em: 30.06.2019.

HERRERO, Isidoro Moreno. La utilización de medios y recursos didácticos en el aula. In: Revista del Departamento de Didáctica y Organización Escolar Facultad de Educación, Universidad Complutense de Madrid. p. 1-14, 2004. Disponível em: < https://webs.ucm.es/info/doe/profe/isidro/merecur.pdf> Acesso em 25.06.2019.

IPARRAGUIRRE, Julia Nohemí. El material educativo en el proceso de enseñanza aprendizaje en la educación inicial. In: Perspectivas En Primera Infancia. Vol. 2 Nº 1, 2013, p. 1-6. Disponível em < http://revistas.unitru.edu.pe/index.php/PET/article/view/530/502>: Acesso 20.05.2019.

KAERCHER, Nestor André. et al. Espaços de controle na Geografia escolar. In: XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: El control Del espacio y los espacios de control, Barcelona, 5-10 mayo de 2014. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Castrogiovanni%20Tonini%20Kaerccher%20Costella.pdf> Acesso em 25.05.2019.

__________. Quando a Geografia crítica pode ser um pastel de vento. Mercator, Fortaleza, v. 3, n. 6, 2004. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/126> Acesso em 20.05.2019.

KENNEDY, Francisco. O professor de geografia na perspectiva do profissional comunicativo-transformativo. Revista de Ensino de Geografia, v. 6, p. 48-61, 2015. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N11/Art7-Revista-Ensino-Geografia-v6-n11-Santos.pdf > Acesso em 30.06.2019.

MALYZ, Sandra T. Estágio em parceria universidade-educação básica. In: PASSINI, Elza Yasuko. Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo, Contexto, p. 16-25, 2007.

MARKUSZEWSKA, Iwona et. al. New ways to learn geography – challenges of the 21st century. In: Quaestiones Geographicae 37(1), 2018. Disponível em Acesso em 20.07.2019.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Os desafios do processo formativo do professor de geografia. Tese de Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS: UFRS, 2010.

McGUIRE, James; TUCHANSKA, Barbara. Da ciência descontextualizada à ciência no contexto social e histórico. In: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 151-182 jul | dez 2013. Disponível em: Acesso em: 20.02.2019

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

NEVES, Karina Fernanda Travagim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino de geografia : reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus : Editus, 2010.

NOVAES, ANDRÉ REYES. Geografia Visual? Contribuições para Uso das Imagens na Difusão do Conhecimento Geográfico. Espaço e Cultura, n.30, p.6- Ano 2,Jul./dez. Rio de Janeiro, 2011 Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/4949> : Acesso: 15.02.2019.

PAZINI, Dulce Leia Garcia. Geoprocessamento no ensino fundamental: utilizando o SIG no ensino de geografia para alunos de 5ª a 8ª série. In: Anais XII Simpósio de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, p. 1329-1336, 2005. Disponível em: <http://files.profricardoferreira.webnode.com/2000000202289a2384c/1.pazini_geop_ensino_geog.pdf>: Acesso: 01.05.2019.

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Ler o espaço para Compreender o Mundo: a função

alfabetizadora da geografia. In: Revista Tamoios (Impresso), v. 2, p. 17-24, 2005. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/646>: Acesso: 01.04.2019.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. Coleção docência em formação. Série Ensino Fundamental. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PUNTEL, Geovane Aparecida. A Paisagem no ensino da Geografia. Ágora, SantaCruz do Sul, vol. 13, n.1, p.283-298, jan./jun., 2007. Disponível em:< http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/130>: Acesso: 28.04.2019.

SILVA, Eunice Isaias da. Charge, cartum e quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de geografia. In: Revista Solta a Voz. Vol. 18, nº 1. p. 41-49. 2007. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/2512 > Acesso em: 29.04.2019.

SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino aprendizagem da geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan./ jun. 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856435008.pdf>: Acesso: 04.05.2019.

STRAFORINI, Rafael. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. In: Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002. Disponível em: < http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/203/187>: Acesso: 04.03.2019.

SURMACZ, Elaine Cristina Soares; LEME, Rosana Cristina Biral. O professor é, a priori, responsável pela motivação do aluno em sala de aula. In: Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.6, n.11, p.37-64, 2015. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N11/Resumo-Art3-v6n11-Surmacz-Leme.php>: Acesso em: 20.05.2019

VLACH, Vânia. O papel do ensino de Geografia na compreensão de problemas do mundo atual. In: IX Colóquio Internacional de Geocrítica: Los problemas Del mundo actual. Soluciones y alternativas desde La geografia y lãs ciências sociales, Porto Alegre, 28 de mayo-1de junio, 2007. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/9porto/vlach.htm> Acesso em: 20.05.2019.

_______. Ensino de Geografia no início do século XXI: Desafios e perspectivas. Mérida (México): Anais do Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2003.

http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal9/Teoriaymetodo/Teoricos/04.pdf

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Rufo, T. F., & Araújo, G. C. C. (2019). Instrumentação de ensino em geografia nos anos finais do ensino fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e22. https://doi.org/10.5902/2236499439327