ADAPTAÇÃO DO JOGO WAR® COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – WARGEO

Autores

  • Rafael Roehrs Universidade Federal do Pampa
  • ​Úrsula Freitag Gasparotto Denardin Universidade Federal do Pampa
  • Dandara Fidelis Escoto Universidade Federal do Pampa
  • Elton Luis Gasparotto Denardin Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422138

Resumo

Atualmente, os professores da educação básica encontram cada vez mais dificuldades de relacionar os conhecimentos curriculares ao cotidiano do estudante, principalmente devido ao perfil das novas gerações. O processo acelerado de conhecimento, produzido pelas novas tecnologias entra muitas vezes em conflito com a estrutura curricular das escolas.  Assim, para acompanhar o desenvolvimento educacional, o professor necessita ser criativo e utilizar novas metodologias de ensino. Entre as diferentes técnicas de ensino-aprendizagem está o desenvolvimento de jogos didáticos.  Neste estudo, foi feita a adaptação de um jogo aplicado ao ensino da Geografia do Mundo, a partir das regras e modelo do jogo tradicional “WAR®”.  Foi construído um tabuleiro com o mapa mundi e demais materiais necessários para a aplicação do jogo, as regras são semelhantes às do jogo  “WAR®”,  mas  adaptadas ao novo jogo. Para avaliar a aplicabilidade e eficiência deste novo  método,  o  jogo  foi   aplicado   em  estudantes  de  Geografia  do  ensino fundamental.  Foi realizada uma avaliação antes e após o desenvolvimento, a fim deve avaliar o aprendizado. O principal resultado consistiu na melhoria do aprendizado pelos estudantes.  Confirma-se, portanto, que com este jogo foi desenvolvida uma nova metodologia de ensino de geografia aplicada ao ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa

Docente em Ciências da Natureza, Especialização em Educação em Ciências, Especialização em Neurociências aplicada a educação e no Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UNIPAMPA

​Úrsula Freitag Gasparotto Denardin, Universidade Federal do Pampa

Professora do Colégio Marista Santanade Uruguaiana. Aluna da Especialização em Educação em Ciências.

Dandara Fidelis Escoto, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso de Ciências da Natureza. Professora de Ciências do Ensino Básico do Município de Uruguaiana
.

Elton Luis Gasparotto Denardin, Universidade Federal do Pampa

Docente do Curso de Farmácia, da Especialização em Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica

Referências

AEBLI, Hans. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. 3ª. Edição – São Paulo: Ed. Nacional, 1978.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp. 711-725

ALMEIDA, Jacqueline Praxedes; ROCHA, Illana Silva; PEIXOTO, Sara Alcantara. UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM CLASSES REGULARES. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2013, 3.5: 98-118.

ANTUNES,Celso. Novas maneiras de ensinar – novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUTTENBENDER, Maiara Dias. Professores ativos e passivos no uso de facebook como ferramenta virtual nos processos pedagógicos. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências: 15 a 17 de outubro de 2012

CALLAI, H.C. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais de ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, 2005. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005 247 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

CASTROGIOVANNI, A.C.et all, Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2ª. Edição – Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre: 1999.

DA SILVA, Christian Nunes. FERRAMENTAS APLICADAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: O ATLAS GEOGRÁFICO DIGITAL, O WEBGIS E OS JOGOS DIGITAIS INTERATIVOS. GEOSABERES-Revista de Estudos Geoeducacionais, 2013, 4.7: 50-60.

DA MOTA RODRIGUES, Lucinalva Ferreira, et al. APRENDENDO BRINCANDO: O PIBID ED. CAMPO CHS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho. São Paulo: Atual, 1997.

GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor.; 8ª ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

POZO, Juan Ignacio. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998

MORAES, Roque e GOMES, Vanise. Uma unidade de aprendizagem sobre unidades de aprendizagem. In: GALIAZZI, Maria do Carmo, AUTH, Milton; MORAES, Roque e MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Construção curricular em rede na educação em ciências: um aposta de pesquisa na sala de aula. Brasil, 2007.

PEREIRA, Francisco Ielos Fautino, Sergiano de Lima ARAUJO, and Virginia Celia Cavalcante de HOLANDA. AS NOVAS FORMAS DE SE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. GEOSABERES-Revista de Estudos Geoeducacionais 2.3 (2011): 34-47.

SILVA, Vládia da e MUNIZ, Alexsandra M.V. A GEOGRAFIA ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS: O USO DAS MAQUETES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan. / jun. 2012.

VERRI, Juliana Bertolino. A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. Revista Percurso – NEMO Maringá, V.1, n.1, p. 65-83, 2009.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores/ L.S. Vigotski, organizadores Michael Sole (et all); tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 7ª Edição – São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007.

ZACHARIAS, A.A. et all. O lugar no Mundo, o Mundo no lugar: contribuições das linguagens e representações gráficas para o estudo e compreensão da dinâmica espacial municipal.In: 12o. Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevidéu. Anais. Montevidéu, 2009. Disponível em http://egal2009.easyplanners.info/area03/3286_ZACHARIAS_Andrea_Aparecida.pdf

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Roehrs, R., Denardin, ​Úrsula F. G., Escoto, D. F., & Denardin, E. L. G. (2017). ADAPTAÇÃO DO JOGO WAR® COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – WARGEO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 99–107. https://doi.org/10.5902/2236499422138