ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E HOMOFOBIA

Autores

  • Adelaine Ellis Carbonar dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcio Jose Ornat Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499413651

Resumo

Esta discussão problematiza como o discurso dos docentes, em relação às homossexualidades, compõe o espaço escolar. Nossa fonte de reflexão refere-se aos resultados de 13 entrevistas com 13 docentes de diferentes disciplinas que atuam ou que atuaram no Ensino Médio de instituições de ensino público na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Evidencia-se que a homofobia é um elemento constituinte do espaço escolar, a partir de formas diretas, indiretas ou subliminares e que os docentes não estão preparados para as discussões em relação às sexualidades e a homofobia na sala de aula. Assim, a análise geográfica desta espacialidade pode produzir elementos à elaboração de políticas públicas direcionadas à diversidade sexual na escola.

 

Palavras-Chave: Espaço Escolar; Homossexualidade; Discurso; Homofobia.

 

 

DOI: 10.5902/2236499413651

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Biografia do Autor

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Gestão do Território (Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma IES.

Marcio Jose Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRJ - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005); É professor Adjunto A, no Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; É membro da equipe técnica responsável pelo site http://www.gete.net.br/; Desde o ano de 2011 é um dos coordenadores do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e pesquisador do Grupo Espacialidades, Territorialidades e Identidades plurais - UNICENTRO; Compõe: a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia e Gênero da América Latina (https://sites.google.com/site/reggsal/); a mesa editorial da Revista Latino - Americana de Geografia e Gênero (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg). Desenvolve pesquisas que problematizam as imbricações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

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Publicado

2014-11-10

Como Citar

Santos, A. E. C. dos, & Ornat, M. J. (2014). ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E HOMOFOBIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 18(2), 97–108. https://doi.org/10.5902/2236499413651