Contribuições ao ensino do método hipotético-dedutivo a estudantes de Geografia

Autores

  • Marco Túlio Mendonça Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499412995

Resumo

Ao contrário do que ocorre com os métodos dialético e fenomenológico, o método hipotético-dedutivo tem sido pouco debatido em meio aos profissionais e estudantes de Geografia. Por tal motivo existe restrito material que pode ser utilizado para fins de ensino do método hipotético-dedutivo entre estudantes de Geografia. Após uma breve apresentação do método o texto discorre, com fins didáticos, um exemplo de aplicação do método hipotético-dedutivo em uma tese de doutorado em Geografia. Ao final do texto afirma-se que, apesar de pouco debatido, o método hipotético-dedutivo é muito útil às pesquisas geográficas, e que se faz necessário levantar entre os profissionais e estudantes de Geografia um maior debate acerca do domínio e das possibilidades de uso deste método.

 

Palavras-chave: Método hipotético-dedutivo, ensino de método, metodologia da Geografia.

 

DOI: 10.5902/2236499412995

 

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Biografia do Autor

Marco Túlio Mendonça Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Docente do Departamento de Geografia do CERES/UFRN. Doutor em Geografia pela UECE.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Diniz, M. T. M. (2015). Contribuições ao ensino do método hipotético-dedutivo a estudantes de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(2), 107–111. https://doi.org/10.5902/2236499412995

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