A relação da Geografia e o conhecimento cotidiano vivido no lugar

Autores/as

  • Laudenides Pontes dos Santos unesp

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947574

Resumen

Este artigo consiste em uma análise de como o cotidiano dos alunos, são utilizadas nas aulas de geografia. Esta pesquisa tem como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como o lugar do aluno ou suas vivências podem ser mobilizadas na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A metodologia aplicada foi a pesquisa em 03 escolas da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, com aplicação de questionários para 279 alunos. Constatou-se a riqueza das vivências dos alunos a partir do lugar onde vivem e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia. Palavras- chave: Ensino de Geografia, Conhecimento Geográfico, Lugar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laudenides Pontes dos Santos, unesp

Professora de Geografia do Instituto Federal do Piauí Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP área de interesse : ensino de geografia e Geografia urbana

Publicado

2012-10-14

Cómo citar

Santos, L. P. dos. (2012). A relação da Geografia e o conhecimento cotidiano vivido no lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 107–122. https://doi.org/10.5902/223649947574