PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES PARA A GEOGRAFIA

Autores/as

  • Camila Freitas Câmara universidade federal do ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947370

Resumen

A cartografia escolar se constitui em uma importante ferramenta para o estudo do espaço geográfico na medida em que se destina a representação dos fatos e fenômenos observados na superfície terrestre. Partindo desse entendimento, este artigo traz uma reflexão sobre a abordagem cartográfica no ensino da escola básica. Centra-se, sobretudo, na inexpressividade que a linguagem cartográfica frequentemente adquire no âmbito escolar, implicando em sérias deficiências no ensino de Geografia. A discussão perpassa desde a origem e evolução da cartografia até a sua inserção na ciência geográfica. Em seguida, discuti-se a utilização cartográfica no Ensino Fundamental e por fim são apontados direcionamentos metodológicos para o uso dessa ferramenta na sala de aula.

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Biografía del autor/a

Camila Freitas Câmara, universidade federal do ceará

Licenciada em geografia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente, cursa o bacharelado em geografia e é bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia UFC. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Geociências, com ênfase em Geografia Física e ensino de Geografia.

Publicado

2011-06-27

Cómo citar

Câmara, C. F. (2011). PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES PARA A GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(2), 153–164. https://doi.org/10.5902/223649947370