Geografia e ensino: uma abordagem da climatologia dinâmica a partir do episódio de precipitação de granizo em 20 de outubro de 2007 no município de Santo Antônio das Missões/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947326Resumen
Desenvolveu-se o conceito de clima no Ensino Médio baseado na análise da dinâmica climática. Explicou-se a análise rítmica identificando os tipos de tempo culminantes no episódio de granizo de 20 de outubro de 2007. Escolheu-se as turmas dos 1° anos para a realização da atividade, primeiramente aplicando-se o Formulário 1 de avaliação preliminar e posteriormente apresentou-se a atividade, aplicando-se o Formulário 2 avaliativo. Identificou-se a gênese do granizo, e a critério de avaliação, 68,5% dos alunos souberam identificar condições de tempo atmosférico e puderam conceituar de forma satisfatória tempo e clima. Na avaliação preliminar obteve-se apenas 27,5% dos alunos capazes de identificar e diferenciar os conceitos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.