Cartografia de paisagens para o ensino de geografia: prática de campo no sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499438188Palabras clave:
Cartografia de paisagens, Ensino de Geografia, Leitura da paisagem.Resumen
O recurso da experiência paisagística tem sido uma ferramenta de educação geográfica há muito tempo, sendo a aula de campo uma expressão comum deste tipo de abordagem. A aula de campo tem o mérito de contextualizar o conteúdo, tornando-o mais acessível aos estudantes. Este trabalho teve por objetivo construir uma base de informações que pudesse subsidiar a realização de oficinas de leitura da paisagem no Sertão do Submédio São Francisco, mais especificamente na comunidade do Serrote, município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. A comunidade recebe esse nome em função de uma elevação local denominada Monte Carmelo. Inicialmente foi realizada uma cartografia detalhada das unidades de paisagem. Em seguida, cada uma destas unidades foi avaliada considerando seu potencial turístico-pedagógico. Posteriormente, foi planejada e executada uma oficina de leitura da paisagem com 12 estudantes do 6° ano do ensino fundamental, abordando a diversidade paisagística e os elementos que compõem as paisagens locais. Do ponto de vista geoecológico, o Monte Carmelo, consiste num bloco falhado à margem do Rio São Francisco e, ao nível de fácies, apresenta 10 unidades diferentes. Estas manifestam diferentes potenciais e limitações ao uso para fins turístico-pedagógicos. Para a oficina proposta, duas unidades foram desconsideradas pelo risco à integridade física dos estudantes, as demais foram objeto de trilhas interpretativas para leitura da paisagem. A experiência é relatada. Conclui-se que os mapas constituíram uma base importante para a tomada de decisão quanto aos pontos a serem visitados durante a oficina por fornecerem uma visão de conjunto do arranjo espacial das paisagens.
Descargas
Citas
AB’SABER, A.N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial. 2003. 160p.
ALMEIDA, M.V. Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras. Turismo em Análise. v20. n.3. 2009. p.541-563.
BRASIL. RADAMBRASIL: Folhas SC. 24/25 Aracajú/Recife; geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação e uso potencial da terra, (Levantamento de Recursos). 1983.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Ministério da Educação. 1998. 156p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em 13 nov 2013.
BESSE, J.M. Ver a Terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva. 2006. 108p.
BIOMA TURISMO AMBIENTAL. Anexo 1 – Polo do Vale do São Francisco. Recife: Secretaria de Turismo. 2013. 123p.
CARNEIRO, M. A. B.. A magnífica história dos jogos. Carta Fundamental: a revista do professor. São Paulo, p. 30-33, 10 dez. 2014.
CAVALCANTI, L.C.S. Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo: Oficina de textos. 2014 96p.
CAVALCANTI, L. C. S.; CORREA, A. C. B.; ARAÚJO FILHO, J. C. Fundamentos para o mapeamento de geossistemas: uma atualização conceitual, Geografía (Rio Claro, Impresso), v. 35, p. 539-551, 2010.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4ed. São Paulo: Perspectiva. 2000. 162p.
MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965. 309p.
NEVES, K.F.T.V. Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2015. 139p.
NIMER, E. Um Modelo Metodológico da Classificação de Climas. Revista Brasileira de Geografia, v. 41 n. 4, 1979. p. 59-89.
OLIVEIRA, M.X.; VARGAS, L.V.; SOUZA, B.S.P. A utilização de novas tecnologias no ensino dos domínios morfoclimáticos no ensino fundamental de São Pedro do Sul/RS. XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. 9p.
OLIVEIRA JUNIOR, O. C.. Utilização da Concepção de Geossistemas como referencial didático para o ensino de geografia no nível médio. Boletim de Geografia do Vale do São Francisco, v.1 nº2, p. 1-6, 2014.
RODRIGUEZ, J.M.M.; SILVA, E.V.; CAVALCANTI, A.P.B. Geoecologia das paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 2.ed. Fortaleza: Edições UFC. 2004. 222p.
SILVA, A. Significados e lugar do brincar na escola: a perspectiva da criança. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba. 2008.
VELLOSO, A.L.; SAMPAIO, E.V.S.B.; PAREYN, F.G.C. (eds.). Ecorregiões: Propostas para o bioma Caatinga. PNE-Associação Plantas do Nordeste; Instituto de Conservação Ambiental, The Nature Conservancy do Brasil, 2002, 76p.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geografia Ensino & Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


