Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437041

Resumen

Essa pesquisa buscou identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos da E. E. Prof. Paulo Pinheiro de Viveiros, situada na zona norte da cidade de Natal, sobre a problemática e conscientização ambiental de resíduos sólidos a partir da política dos 5R’s. Este trabalho foi realizado em três etapas distintas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (sondagem); aulas expositivas dialógicas (formação); elaboração pelos alunos de ações educativas de sensibilização ambiental. Os resultados demonstraram de forma geral que a percepção dos alunos em relação a essa temática é ingênua e restrita, com conceitos em sua maioria simplista e com base em seus conhecimentos prévios, e que essa percepção reflete em suas práticas ambientais. A formação proporcionou aos alunos conhecimentos para a elaboração de ações educativas de sensibilização ambiental. A elaboração de planos de ações pelos alunos com estratégias de sensibilização junto à comunidade escolar tem por objetivo despertar a consciência ambiental e estimular a participação dos envolvidos, além de propor oficinas e palestras para que educadores e alunos aprendam a reaproveitar e reciclar os resíduos utilizados. Os resultados revelam um caráter dinâmico atrelado aos conceitos ambientais, incentivando o exercício constante de novas formas de ver, sentir e agir sobre o mundo. Portanto, observa-se a importância de se inserir nas disciplinas curriculares a Educação Ambiental como um eixo transversal.

 

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Biografía del autor/a

Adriana Souza Santos

Graduada em Ciências Biológicas licenciatura e bacharel (UFRN), Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN). Atualmente, Professora de Biologia da Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

Nísia Maria París de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Ead.

Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil. Graduação em Geografia.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Mestrado em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 

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Publicado

2019-10-20

Cómo citar

Santos, A. S., & Medeiros, N. M. P. de. (2019). Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e8. https://doi.org/10.5902/2236499437041