MATERIAL DIDÁTICO PARA INCURSÕES LOCAIS: AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR COM O ATLAS MUNICIPAL

Autores/as

  • Ana Isabel Leite Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eliany Dionizio Lima Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Karla Maria de Queiroz dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rute Araújo da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499423349

Resumen

Diante da experiência de execução do projeto de extensão “Laboratório SIG: atlas escolar”, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência referente a elaboração do atlas escolar para o município de Serrinha, estado da Bahia, desenvolvido no Campus XI da UNEB. De natureza exploratória-descritiva e caracterizado como pesquisa-ação, também se voltou para a formação de professores, propiciando a aprendizagem, a pesquisa, o fazer pedagógico em cursos de licenciatura e a utilização das tecnologias computacionais e geográficas para a produção de material didático com conteúdo local. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Isabel Leite Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Assitente da Universidade do Estado da Bahia, no curso de Lcenciatura em Geografa do Departamento de Educação do Campus XI - Serrinha. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, especialista em Metodologia do Ensino da Geografia, licenciada e bacharela em Geografia. Atua no Ensino de Geografia, principalmente nas áreas da Cartografia/Geoprocessamento aplicados à Análise Ambiental, com enfoque para Recursos Hídricos, Uso e Ocupação da Terra e Ensino de Geografia.

Eliany Dionizio Lima, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestra em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Doutoranda em Geografia pela UFS. Participa do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos Territoriais.

Karla Maria de Queiroz dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Licenciatura em Geografia na Universidade do Estado da Bahia - Campus XI

Rute Araújo da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação Campus XI.Tem experiência na Escola básica do município de Serrinha- Bahia (2012-2013). Foi bolsista de Iniciação Científica-FAPESB, atuou como monitora do Laboratório de Cartografia Digital (LACARD). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa "Análise da fragmentação do Cerrado e alterações de regime sedimentar hídrico das APAs do Oeste da Bahia, entre os anos de 1990 e 2010 por meio de dados de sensoriamento remoto orbital" - UNEB, Campus XI.

Citas

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. Espaço geográfico: ensino e representação. 16 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Materiais Didáticos: escolha e uso. BOLETIM 14, ago., 2005. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2015/02/mec-materiais-didaticos-escolha-e-uso.pdf. Acesso em: 21 nov. 2015.

CASTELLAR, Sonia Vanzella. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

FRANÇA JUNIOR, Pedro; ZUCCHI, Victor Pagadigorria. Atlas municipal de Cambira/PR: Construindo Conhecimentos Geográficos. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.1, jan./abr, p. 161-171, 2013.

FREIRE, Paulo. A Educação e o Processo de Mudança Social. In.: __________. Educação e Mudança. RJ: Paz e Terra, 1997.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive: linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 22 de Agosto de 2014.

CAMPOS, Maria de Fátima Hanaque. Conhecendo Serrinha: história e geografia. Feira de Santana: UEFS, 1998.

CASTRIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Apreensão e compreensão do espaço geográfico. KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 83-134.

FRANCO, Tasso. Serrinha: a colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia. Salvador: EGBA, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 1996.

MARTINELLI, Marcello. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 21 - 34, 2008. Disponível in; http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia Acesso em: Acesso em: 22 de Agosto de 2014.

NASCIMENTO, Lisangela Kati do. O lugar do Lugar no ensino da Geografia: Um estudo das escolas públicas do Vale da Ribeira-SP. São Paulo, 2012.

SANTOS, Juliana de Jesus. Ensino de Geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas. Poiésis Pedagógicas – v.5/6 – p.95 - 112 – jan./dez. 2007/2008. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/ download/ 10840/7199. Acesso em:18 de maio de 2014.

Publicado

2017-09-01

Cómo citar

Oliveira, A. I. L., Lima, E. D., Santos, K. M. de Q. dos, & Silva, R. A. da. (2017). MATERIAL DIDÁTICO PARA INCURSÕES LOCAIS: AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR COM O ATLAS MUNICIPAL. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 115–124. https://doi.org/10.5902/2236499423349