PAULO FREIRE E A GEOGRAFIA: DIÁLOGOS COM MILTON SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499421881Resumen
O artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que analisou a Geografia presente no pensamento de Paulo Freire, articulando um encontro dialógico com Milton Santos. Investiga a afinidade epistemológica entre os autores, verificando as diferentes formas de abordagem geográfica percebidas no pensamento freiriano. Busca identificar a ocorrência de conceitos clássicos da Geografia nos escritos de Freire, como espaço, território, região e lugar, além de compreender os diferentes sentidos que o mesmo atribui ao vocábulo “geografia”. O diálogo entre os autores se amplia ao problematizar o horizonte existencial do ser humano na sociedade contemporânea: sujeito social e cidadão, respectivamente. As conclusões evidenciam que Paulo Freire utiliza os principais conceitos da Geografia ao longo da sua obra e que a afinidade com Milton Santos extrapola os elementos conceituais evidenciados no texto.Descargas
Citas
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Unesp, 2000a.
FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2000b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1985.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2001a.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001c.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002a.
FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez; IPF, 2002b.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002c.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002d.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002e.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2002f.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não. São Paulo: Olho D’água, 2002g.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Unesp, 2003.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, Milton. Entrevista com Milton Santos. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002a.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2002b.
STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.