UM OLHAR SOBRE A PRÁXIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: os projetos de educação ambiental formal no município de São Cristóvão/Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499416777Resumen
A educação ambiental é uma das políticas públicas de fundamental importância na resolução da problemática ambiental, por isso deve ser avaliada buscando garantir a sua eficácia. Dessa forma, no presente trabalho avaliam-se projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas da rede pública de ensino de São Cristóvão/Sergipe através da elaboração e aplicação de indicadores que permitem mensurar a efetividade dessas práticas de educação ambiental no contexto escolar. A pesquisa apoiou-se em autores como Leff (2009), Reigota (2011), Roldão (2009), Tristão (2008) entre outros, e verificou que do total de onze indicadores, seis estão presentes nos projetos das escolas pesquisadas, entre eles: sensibilização, abordagem local/global e avaliação do projeto.Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Nº 9.795, de 27 de Abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: DF, Diário Oficial da União, 28 de abril 1999.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.
GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2007.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.
GUIMARÃES, Roberto; FONTOURA, Yuna. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. EBAPE.BR, v.10, n.3, p.508-532, set. 2012. Disponível em:http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/viewFile/5477/419Acesso em: 09 out 2013.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. IN: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009, p.11-31.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução Lúcia Mathild Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; PEDRO, Viviane Vazzi. Educação ambiental na escola: ta na lei... In: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (coord.). Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: 2007, p. 23-32.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.
MENDONÇA, Francisco. Geografia socioambiental. IN: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (orgs.). Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. 1ª ed. rev. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009, p.121-144.
RAMOS, Elisabeth Christmann. A educação ambiental: origens e perspectivas. Educar. n.18, 2001. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/view/32824/20808Acesso em: 03/09/2013.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 3ªed. São Paulo: Cortez, 1998.
______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ROLDÃO, Luciana Barros. Proposta de indicadores de avaliação em educação ambiental: uma reflexão sobre o programa de educação ambiental portuária a partir da linha de ação educação ambiental portuária no contexto do ensino formal. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, Universidade Federal do Rio Grande, 2009.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. IN: SATO, Michéle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura (Orgs.). Educação ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 16-45.
TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro; FERREIRA, Tereza Raquel das Chagas. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?. Ciência e Educação, v.7, n.2, p.199-207, 2001. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v07n02/v07n02a05.pdfAcesso em: 13 nov. 2013.
TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2008.
VIOLA, Eduardo; FRANCHINI, Matías. Os limiares planetários, a Rio+20 e o papel do Brasil. Cad. EBAPE.BR, v.10, n.3, p.470-491, set. 2012. Disponível em:http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/viewFile/5475/4197Acesso em: 09 out 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.