CONSTRUINDO UMA METALINGUAGEM DIDÁTICA: O GEOZINE NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499463241Abstract
A pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didática-pedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papiros, 2010.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1995.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002a.
DUARTE, E. N. Linguagem e Comunicação Suplementar e Alternativa na Clínica Fonoaudiológica. 2005. 85 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) – PUC, São Paulo, 2005.
GADAMER, Hans Georg. Verdade de método II: complemento e índice. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
MORIN, E. A religação dos saberes: jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NASCIMENTO, Ioneide Santos do. Da Marginalidade à sala de aula: o fanzine como artefato cultural, educativo e pedagógico. In: MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.) Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
PONTUSCCHKA, NídiaNacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.
SILVA, Antônio Marcos Gomes da. Geozine: Linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2006.
THOMPSON, John Brookshire. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2011.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.
VITECK, Cristiano Marlon. Punk: anarquia, neotribalismo e consumismo no rock’n’ roll. Publicação Espaço Plural, Paraná, n. 16, p.53-58, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Published
Versions
- 2022-01-12 (2)
- 2021-12-30 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geografia Ensino & Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.