Disposição de resíduos sólidos e seus impactos na qualidade das águas superficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499491527

Palavras-chave:

Aterro sanitário, Cerrado, Lixão

Resumo

A disposição do lixo pode contaminar as águas superficiais do entorno. Neste trabalho, foram analisados parâmetros físico-químicos, microbiológicos (Escherichia coli e coliformes totais) e toxicológicos (teste de Allium cepa) de amostras de água coletadas em mananciais a montante e a jusante de cinco lixões e de cinco aterros sanitários do Brasil Central, totalizando 20 pontos de coleta. Os parâmetros avaliados foram associados com o uso e ocupação do solo das microbacias próximas aos pontos de coleta. A análise físico-química mostrou que a maioria dos pontos estudados apresentam valores fora dos permitidos pela legislação brasileira. A análise microbiológica mostrou contaminação com coliformes totais e E. coli em todos os pontos de coleta. A análise toxicológica revelou potencial tóxico das águas superficiais dos pontos de coleta próximos aos cinco aterros sanitários avaliados e a dois lixões dos cinco avaliados. A combinação dos parâmetros analisados revelou ausência de diferenças significativas entre as áreas de lixões e aterros sanitários, e entre águas a montante e a jusante dos depósitos de resíduos sólidos. A associação com o uso do solo mostrou que a urbanização contribui mais para a piora da qualidade das águas superficiais do que isoladamente a presença dos lixões/aterros sanitários. Dessa forma, políticas públicas precisam ser elaboradas para propiciar o crescimento controlado das cidades e o monitoramento constante da qualidade das águas superficiais urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás(1999), especialização em Gestão Ambiental pela Uni-Anhanguera(2011), especialização em Recuperação de Áreas Degradas - RAD pela Universidade Federal de Viçosa(2016) e mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac) pela Universidade Estadual de Goiás(2022). Atualmente é Analista Ambiental do Intituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:contaminação, água, resíduos sólidos.

Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão, Universidade Estadual de Goiás

Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Doutora em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2014). Docente na Universidade Estadual de Goiás, trabalha com avaliações citogenotóxicas e ecotoxicológicas. Além disso, pesquisa a presença de bactérias multirresistentes, especialmente MRSA, em matrizes ambientais.

Luciane Madureira de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Luciane Madureira de Almeida iniciou sua trajetória acadêmica com a graduação em Biologia pela Universidade Estadual de São Paulo, seguida de mestrado e doutorado em Genética pela mesma instituição. Em 2006, iniciou seu pós-doutorado na Universidade de Alberta, trabalhando com diagnóstico molecular de príons no ambiente. Em 2010, foi nomeada professora da Universidade Estadual de Goiás e supervisiona o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado. Seus principais interesses de pesquisa abrangem diversos aspectos, incluindo ecotoxicologia, biorremediação e bioprospecção.

Jéssica Rodrigues Silveira, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Química Agroindustrial (2013) e Engenharia Civil (2018), ambas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (2022) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária (2021) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, atua como assessora de infraestrutura da Superintendência de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação.

Poliana Nascimento Arruda, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFG, Especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente e Doutora em Ciências Ambientais pela UFG. Desenvolve estudos envolvendo qualidade das águas, contaminantes de preocupação emergente em águas de abastecimento público, eficiência dos processos de tratamento de água para consumo humano. Atua em projetos de pesquisas relacionadas a condições de saneamento, autodepuração de mananciais, saneamento rural e gestão de recursos hídricos.

Francyelli Mello-Andrade, Instituto Federal de Goiás

Francyelli Mello Andrade é docente na área de biologia, atualmente está como coordenadora do Comitê Interno de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG e do Eixo de Estudos Ambientais do Polo de Inovação do IFG, integra a equipe do Laboratório IFMaker Multicâmpus na mesma instituição. Bióloga, licenciada em Ciências Biológicas, mestra em Ciências Farmacêuticas (Área de Concentração: Fármacos e Medicamentos) e doutorada em Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica e Genética) com período sanduíche na University of Kentucky nos Estados Unidos. Realizou pós-doutoramento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Genética da Universidade Federal de Goiás, no Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE/UFG). Atua em pesquisas científicas e inovação tecnológica, principalmente, na área de novas terapias oncológicas. Desenvolve pesquisas científicas e de inovação tecnológica no contexto da Saúde Única (humana, animal e ambiental), especialmente vinculadas ao setor de materiais avançados e biotecnologias para aplicação biomédica e ambiental.

Alessandra Marques Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Biomédica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutora e Mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública com área de concentração em Microbiologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás. Filiada ao Conselho Regional de Biomedicina - CRBM-3, atua no Sistema Único de Saúde como Biomédica concursada da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, lotada na Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, onde foi Gerente Especial da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago por processo de meritocracia do Governo do Estado de Goiás, foi Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Professora de Metodologias Ativas no Curso de Especialização em Saúde Pública, atualmente integra a Equipe da Gerência de Pesquisa e Inovação e Coordena o Projeto "Ciência e Pesquisa na SES-GO: Cotidiano do SUS". Atua como Membro Parecerista do Corpo Editorial da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago - RESAP (ISSN 2447-3405), da Revista Brasileira Militar de Ciências - RBMC (ISSN 2447-9071) e da Revista Brasileira de Análises Clínicas - RBAC (2448-3877). Foi Professora concursada da disciplina de Bacteriologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciências Médicas e da Vida, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Professora Adjunta da Faculdade da Polícia Militar e Professora do INCURSOS no Curso de Especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico. Já publicou 52 Artigos Científicos completos em periódicos nacionais e internacionais e dois Capítulos de Livros; Recebeu 26 prêmios e títulos honoríficos; Orientou a realização de 20 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização, 55 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e oito Pesquisas de Iniciação Científica. Participou de Bancas de 151 estudantes como Membro Avaliador de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Especialização, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Tem experiência nas áreas: Microbiologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Análises Clínicas, Epidemiologia, Saúde Pública, Banco de Sangue & Hemoterapia, Imunologia Clínica, Líquidos Corporais, Biossegurança, Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Ecologia, Análises Físico-Químicas e Microbiológicas em Saneamento Ambiental, Redação Científica, Pesquisa e Inovação, Educação em Saúde, Gestão em Saúde e Gestão Acadêmica, dentre outras.

Carlos de Melo e Silva Neto, Instituto Federal de Goiás

Atuo em botânica, floresta, vegetação e agroecossistemas. Atualmente procuro responder questões relacionadas ao Cerrado, em especial, que contribuam com sua conservação e produção sustentável. Sou biólogo, mestre em biodiversidade vegetal, doutorado e pós-doutorado em agronomia.

Leonardo Luiz Borges, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2008), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (2012) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professor, categoria Adjunto I, na Universidade Estadual de Goiás e professor Adjunto I da Escola de Ciências Médicas e da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC-UEG) e coordenador no Programa e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde (PPGCAS) da PUC Goiás. Possui experiência na área de produtos naturais, atuando principalmente na análise e variabilidade química de metabólitos secundários de plantas, identificação de novas moléculas com potencial biológico, tecnologia fitofarmacêutica e planejamento experimental com aplicação em ciências farmacêuticas. Trabalha também com cálculos teóricos ab initio de estruturas moleculares e supramoleculares, envolvendo a Teoria do Funcional da Densidade, Natural Bond Orbital (NBO) e Quantum Theory of Atoms in Molecules (QTAIM). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde da PUC Goiás. É membro afiliado da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Referências

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos sólidos no Brasil 2021. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama-2021. Acesso em: Dez. 2021.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

AHMAD, W, IQBAL, J.; NASIR, M.J.; AHMAD, B.; KHAN, M.T.; KHAN, S.N.; ADNAN, S. Impact of land use/land cover changes on water quality and human health in district Peshawar Pakistan. Scientific Reports, v. 11, 2021. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-021-96075-3.

APHA (American Public Health Association); AWWA (American Water Works Association); WEF (Water Environment Federation). Standard methods for the examination of water and wastewater. 23. ed. Washington: American Public Health Association, 2017.

AL-ATTIYA, W.A.K.A.; SIDDIQUA, A.; HAHLADAKIS, J.N. An overview of the environmental pollution and health effects associated with waste landfilling and open dumping. Environmental Science and Pollution Research (2022) 29:58514–58536 https://doi.org/10.1007/s11356-022-21578-z.

ALABI, O. A.; ADEOLUWA, Y. M.; HUO, X.; XU, X.; BAKARE, A. A. Environmental contamination and public health effects of electronic waste: an overview. Environmental Science and Pollution Research / Scientific Reports, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40201-021-00654-5.

ALVES, D.P.S.; TEIXEIRA, F.B.; TEÓFILO, M.N.G; COTRIM, C.F.C.; SILVA, J.A.P.; ALMEIDA, L.M.A.; BAILÃO, E.F.L.C. Use of ecotoxicological bioindicators in efluente monitoring — legal implications in Brazil. Eng. Sanit. Ambient. v. 29, e20230054, 2024. https://doi.org/10.1590/S1413-415220230054.

BAILÃO, E.F.L.C.; SANTOS, L.A.C.; ALMEIDA, S.S.; D’ABADIA, P.L.; MORAIS, R.J.; MATOS, T.N.; CARAMORI, S.S.; ARAÚJO, C.S.T.; NETO, C.M.S.; ALMEIDA, L.M. Effect of land-use pattern on the physicochemical and genotoxic properties of water in a low-order stream in Central Brazil. Rev. Ambient. Água, v. 15 n. 3, 2020. DOI: 10.4136/ambi-agua.2486.

BAIRD, R.B.; EATON, A.D & RICE, E.W. (eds.). Standard Methods for the Examination of Water & Wastewater. 23rd ed. Washington, D.C.: American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA & Water Environment Federation (WEF), 2017. Parte 9000, seção 9230C, p. 9.119-9.122.

BRASIL 1997. Lei nº 9.433/1997, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm . Acesso em: 15 out. de 2021.

BRASIL 1998. Lei nº 9.605/1998, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm . Acesso em: 05 fev. de 2022.

BRASIL (2005) CONAMA. Resolução nº 357 de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União: seção 1, Brasília, DF, 053:58-63. Accessed Jan 2024. http://www. siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=2747#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20 CONAMA%20n%C2%BA%20357%2C%20de,efluentes%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20 provid%C3%AAncias.

BRASIL 2017. Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de Setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html . Acesso em: 15 fev. de 2022.

CASTANEDA-AYARZA, J. A.; Lino, F.A.M.; Ismail, K.A.R. Municipal solid waste treatment in Brazil: A comprehensive review. Energy Nexus 11 (2023) 100232. https://doi.org/10.1016/j. nexus.2023.100232.

CETESB – COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia nacional de coleta e preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos. São Paulo: CETESB; Brasília: Agência Nacional de Águas, 2011. 326 p.

CHAPMAN, D.; KIMSTACH, V. Selection of Water Quality Variable. W of Biota, Sediments and Water Quality Assessments: A Guide to of the Use of Biota. In: Sediments and Water in Environment Monitoring, 2nd Edition, Chapmam Edition, E& FN Spon, London, 59-126, 1996.

COSTA, A. F. Análise de risco à saúde humana por uso do solo contaminado por chorume na área do antigo lixão de Maceió. Dissertação, Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Maceió, 2021.

DALZOCHIO, T.; ZWETSCH, B.G.; SIMÕES, L.A.R.; SOUZA, M.S.; GEHLEN, G.; SILVA, L.B. Combination of Water Quality Parameters and Bioassays for the Assessment of Two Rivers, Southern Brazil. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 108, p. 678–684, 2022.

EHIABHILI, J.C.; IGBOAMA, W.N.; HAMMED , O. S.; FATOBA, J. O.; AROYEHUN, M.T. Review article on impact of groundwater contamination due to dumpsites using geophysical and physiochemical methods. Applied Water Science (2022) 12:130. https://doi.org/10.1007/s13201-022-01653-z.

EL-SALAM, M. M. A.; ABU-ZUID, G. I.; Impact of landfill leachate on the groundwater quality: A case study in Egypt. Journal of Advanced Research, Volume 6, Issue 4, July 2015, Pages 579-586. https://doi.org/10.1016/j.jare.2014.02.003.

GONÇALVES, V. P.; RIBEIRO, E. A. W. Obtenção de série histórica da evolução da classe Floresta Plantada a partir dos dados de uso e cobertura do solo da Coleção 5 do projeto MapBiomas. Revista Metodologias e Aprendizado, vol. 4, p. 99-105, 2021. DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.1491

GOUVEIA, N. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva, 17(6), 1503–1510, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600014

LABORCLIN - produtos para laboratórios ltda. Aquateste Coli. Disponível em: https://www. laborclin.com.br/wp-content/uploads/2019/06/510119-AQUATESTE-COLI-ONPG.MUG-CALDO-CX200UN.pdf

LIU, B; ZHANG, N.; ZHANG, Z.; LI, C.; YUE, J., SU, Y.; CHENG, W.; SUN, S.; CHEN, X.; SHI, D. Emerging Contaminants in Landfill Leachate and Groundwater: A Case Study of Hazardous Waste Landfill and Municipal Solid Waste Landfill in Northeastern China. Water 2024, 16, 2575. https://doi.org/10.3390/w16182575.

MAKSIMOVIĆ, T.; DEKIĆ, R.; GOLUB, D.; LOLIĆ, S.; ROLJIĆ, R.; RADUSIN-SOPIĆ, B.; LUBARDA, B. Physico-Chemical and Biological Parameters in the Assessment of the Water Quality of the Una River (Republika Srpska, Bosnia and Herzegovina). 2025. https://doi.ub.kg.ac.rs/doi/voda25-129d.

MAPBIOMAS. 2019. Disponível em: http://mapbiomas.org/. Acesso em 14/02/2021.

MARQUES, R.F.D.V., DA SILVA, A.M., RODRIGUES, L.D., COELHO, G. Impacts of urban solid waste disposal on the quality of surface water in three cities of Minas Gerais – Brazil. Ciência e agrotecnologia. Vol. 36. Pag. 684-692. Dec 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-70542012000600010

MORENO, SAYOMARA. In: Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Publicado em 03/04/2023. Reporter do rádio Nacional -Brasília. (https://agenciabrasil. ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-04/brasil-gera-cerca-de-80-milhoes-de-toneladas-de-residuos-por-ano)

MOUHAMAD, R. S.; HUSSEIN, A. A.; ALSAEDI, S. A.; NASIF, N. S.; JODA, S. O. Detect of human fecal contamination in water and soil of multiple sanitary landfills in Baghdad city. Microbiology Research International, vol. 5, p. 43-50, 2017.

MUKAKA, M. M. Statistics Corner: A guide to appropriate use of Correlation coefficient in medical research. Malawi Medical Journal, vol. 24, p. 69-71, 2012.

NOZATO, C. T.; MARCONDES, M. A.; LOPES, F. A.; SANTOS, K. F.; LARIZZATTI, P. S. C. Atas de Saúde Ambiental, vol. 2, p. 29-44, 2014.

PERS – Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Goiás, 2024. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://goias.gov.br/meioambiente/wp-content/uploads/sites/33/2024/08/RELATORIA_FINAL_PERS1.pdf. Acesso em 18/09/2025.

PORTO, A.A. Uso do Solo e Contaminação por Esgoto do Córrego Capão da Sombra, Guarulhos, SP. Dissertação de mestrado, Prog. de Mestrado em Análise Geoambiental, Univ. Guarulhos. 2013. Disponível em: http://tede.ung.br/handle/123456789/430. Acesso em 18/04/2022.

ROBERTO, M.C; GUIMARÃES, A.P.M; RIBEIRO, J.L.; CARVALHO, A.V.; NERES, J.C.I.; CERQUEIRA, F.B. Evaluation of ph, turbidity and microbiological analysis of the water of the Guará Velho stream in Guaraí, Estado do Tocantins. Revista Desafios – vol. 04, n. 04, 2017. DOI: https://doi. org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p3.

QGIS.org 2021. QGIS Geographic Information System. QGIS Association. Disponível em: http://www.qgis.org. Acesso em 05/01/2021.

SAMPAIO, C.A.P.; IDE, G.M.; BATALHA, C.P.; PEREIRA, L.C.; BUENO, L.F. Análise técnica de água de fontes rurais. Engenharia Sanitária Ambiental, vol. 24, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522019116954.

SANTOS, A. A., ROCHA, P. C. Estimativa de escoamento superficial e sua relação com as mudanças de cobertura e uso da terra no Pontal do Paranapanema/SP. Caminhos de Geografia. v. 20, n. 71, p. 196–214. Setembro/2019.

SCHUELER, A. S., MAHLER, C. F. Evaluation System for Rating Urban Solid Waste Disposal Sites for Remediation and Post Occupation. Eng. Sanit. Ambient. Vol.13 - No 3, p. 249-254. Jul/set 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522008000300002

SNIS - SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO. Painel de Resíduos Sólidos Urbanos, 2020. Disponível em: http://www.snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/painel-residuos-solidos. Acesso em 05/02/2022.

VALENTE, J.P.S.; PADILHA, P.M.; SILVA, A.M.M. Oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO) como parâmetros de poluição no ribeirão Lavapés/Botucatu – SP. Eclética Química, vol. 22, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-46701997000100005.

Downloads

Publicado

2026-05-29

Como Citar

Andrade, R. da C., Bailão, E. F. L. C., Almeida, L. M. de, Silveira, J. R., Arruda, P. N., Mello-Andrade, F., Cardoso, A. M., Silva Neto, C. de M. e, & Borges, L. L. (2026). Disposição de resíduos sólidos e seus impactos na qualidade das águas superficiais. Geografia Ensino & Pesquisa, 30, e91527. https://doi.org/10.5902/2236499491527

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental