Recursos didáticos para o ensino de Geografia nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Xinguara, Pará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487775Palavras-chave:
Recursos didáticos, Ensino de Geografia, Escolas públicas, XinguaraResumo
Este artigo estabelece um quadro geral dos recursos didáticos do ensino de Geografia disponíveis nas escolas públicas de Ensino Fundamental II de Xinguara, Pará, Brasil, com um estudo advindo da pesquisa de campo. No que concerne à parte bibliográfica, aborda-se a correlação entre materiais didáticos e educação pública no Brasil e são descritos os itens atinentes ao ensino da referida área do conhecimento e outros com aproveitamento na disciplina. Na pesquisa de campo, verificou-se o quantitativo de recursos nos estabelecimentos educacionais, como mapas, maquetes, globos terrestres, GPS, computadores e aparelhos de som, vídeo e jogos. Como resultados, apontaram-se números condizentes à insuficiência e à indisponibilidade de recursos didáticos; e se demonstrou a distribuição irregular de escassos materiais identificados entre as instituições escolares.
Downloads
Referências
ALENCAR, J. J.; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-14, maio/ago. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55708/1/2018_art_jjdalencar.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
ALGEBAILE, E. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina/Faperj, 2009.
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
BOGO, R. S.; CAXUEIRA, M. R.; NASCIMENTO, R. S. Globo terrestre e geotecnologias como recursos didáticos para o ensino de cartografia: estudo de caso em curso pré-vestibular em Florianópolis/SC. Pesquisar – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 29-48, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/77222/44821. Acesso em: 16 mar. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2023 – resumo técnico. Brasília: Inep, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913638. Acesso em: 8 mar. 2024.
CALADO, F. M. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 12-20, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/159/104. Acesso em: 14 mar. 2024.
CARLAN, F. A.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. Explorando diferentes recursos didáticos no Ensino Fundamental: uma proposta para o ensino de célula. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 2, p. 338-353, maio/ago. 2013. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/265/675. Acesso em: 16 mar. 2024.
CORREA, M. G. G.; FERNANDES, R. R.; PAINI, L. D. Os avanços tecnológicos na educação: o uso das geotecnologias no ensino de geografia, os desafios e a realidade escolar. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 32, n. 1 p. 91-96, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/6258/6258. Acesso em: 16 mar. 2024.
EVANGELISTA, O. Qualidade da educação pública: estado e organismos multilaterais. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (orgs.). Políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped; América: Kelps, 2013. p. 13-45.
GIRON, G. R. Políticas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania? Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 17-26, jun. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/n24/n24a03.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Docência em Formação, 1; Série Ensino Fundamental, 1).
REIS, S. G. A geografia escolar tem tudo pra ser e não é. Por quê? 2015. 149f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/128941/000975921.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2024.
SAVIANI, D. Em defesa da escola pública. In: LIMA, A. B.; PREVITALI, F. S.; LUCENA, C. (orgs.). Em defesa das políticas públicas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 25-50.
SILVA, D. M. P.; LEITE, C. M. C. Representação do globo terrestre na bola: estratégia didática para o ensino fundamental – anos finais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA – POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14., 2019, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2019. p. 1389-1400. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2978/2841. Acesso em: 16 mar. 2024.
SILVA, A. F.; SOUZA, A. L. L. Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43 n. 150, p. 772-787, set./dez. 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/issue/view/87/pdf_26. Acesso em: 22 fev. 2024.
SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia. In: SILVA, J. S.; VIANA, B. A. S. (orgs.). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022. p. 16-24.
SILVA, V.; MUNIZ, A. M. V. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan./ jun. 2012. Disponível: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117/110. Acesso em: 13 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.