Recursos didáticos para o ensino de Geografia nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Xinguara, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487775

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Ensino de Geografia, Escolas públicas, Xinguara

Resumo

Este artigo estabelece um quadro geral dos recursos didáticos do ensino de Geografia disponíveis nas escolas públicas de Ensino Fundamental II de Xinguara, Pará, Brasil, com um estudo advindo da pesquisa de campo. No que concerne à parte bibliográfica, aborda-se a correlação entre materiais didáticos e educação pública no Brasil e são descritos os itens atinentes ao ensino da referida área do conhecimento e outros com aproveitamento na disciplina. Na pesquisa de campo, verificou-se o quantitativo de recursos nos estabelecimentos educacionais, como mapas, maquetes, globos terrestres, GPS, computadores e aparelhos de som, vídeo e jogos. Como resultados, apontaram-se números condizentes à insuficiência e à indisponibilidade de recursos didáticos; e se demonstrou a distribuição irregular de escassos materiais identificados entre as instituições escolares.

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Biografia do Autor

Iann Dellano da Silva Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), com doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Deivison Juan Carvalho de Farias, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduando em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido (UNIFESSPA/IETU).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Santos, I. D. da S., & Farias, D. J. C. de. (2024). Recursos didáticos para o ensino de Geografia nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Xinguara, Pará. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87775. https://doi.org/10.5902/2236499487775

Edição

Seção

Ensino e Geografia