Pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para o ensino de geografia

Autores

  • Sueli Almeida dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Vicente Eudes Lemos Alves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948746

Resumo

Pretende-se analisar de maneira sucinta uma experiência no ensino de geografia. Visa-se discutir como foi desenvolvido o trabalho proposto no projeto de estágio e suas diversas etapas realizadas dentro da sala de aula, explicitando as atividades práticas aplicadas para um melhor entendimento dos alunos em relação aos temas trabalhados em aulas expositivas, especialmente a temática da industrialização brasileira, concentração industrial e as migrações internas. Através de uma reflexão sobre os recursos utilizados no ensino da geografia, buscou-se encadear a experiência em sala de aula com o processo de ensino-aprendizagem para justificar a defesa de um planejamento visando associar o ensino de geografia e as representações sociais dos alunos.

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Biografia do Autor

Sueli Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Geociências, Departamento de Gegrafia, Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial - GEOPLAN

Vicente Eudes Lemos Alves, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Geociências, Departamento de Gegrafia, Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial - GEOPLAN

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Publicado

2013-02-06

Como Citar

Almeida dos Santos, S., & Eudes Lemos Alves, V. (2013). Pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para o ensino de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 147–160. https://doi.org/10.5902/223649948746