A potencialidade dos mapas digitais para o ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499485068

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Pensamento Geográfico, Sequências Didáticas, Covid-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade da Cartografia digital no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos na Educação Básica. Os questionamentos que originaram este texto abrangem a necessidade de compreender a potencialidade da linguagem cartográfica no processo de ensino de Geografia, especialmente após a retomada das atividades presenciais nas escolas. Durante a fase aguda da pandemia da Covid-19 (2020-2022), foram elaborados diversos materiais didático-pedagógicos destinados à modalidade de ensino remoto. Para isso, foram analisados os seguintes materiais: i) as sequências didáticas apresentadas no e-book “Cartografia da Covid-19”, que contêm orientações para uso em ambiente escolar (remoto); ii) a plataforma Covid Goiás, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e iii) os mapas interativos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina/PI (SEMPLAN). Ao final, buscou-se desenvolver duas sequências didáticas utilizando os mapas digitais interativos disponibilizados na plataforma Covid Goiás e SEMPLAN. Os resultados indicaram que essa proposta de encaminhamento didático-pedagógico apresenta relevância e potência no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, o que reforça a sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento geográfico no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Gabriel Martins Cavallini, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2019). Atualmente é professor substituto na Universidade Federal de Goiás, no curso de licenciatura em Geografia e Doutorando do PPGeo-UFG, na linha de Ensino-Aprendizagem em Geografia. 

Igor de Araújo Pinheiro, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2010). Professor de Geografia do quadro efetivo das Secretarias de Estado da Educação-SEDUC, dos Estados do Piauí e Maranhão. 

Denis Richter, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (1999). Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Cavallini, G. M., Pinheiro, I. de A., & Richter, D. (2024). A potencialidade dos mapas digitais para o ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e85068. https://doi.org/10.5902/2236499485068

Edição

Seção

Ensino e Geografia