A relação da Geografia e o conhecimento cotidiano vivido no lugar
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947574Resumo
Este artigo consiste em uma análise de como o cotidiano dos alunos, são utilizadas nas aulas de geografia. Esta pesquisa tem como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como o lugar do aluno ou suas vivências podem ser mobilizadas na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A metodologia aplicada foi a pesquisa em 03 escolas da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, com aplicação de questionários para 279 alunos. Constatou-se a riqueza das vivências dos alunos a partir do lugar onde vivem e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia. Palavras- chave: Ensino de Geografia, Conhecimento Geográfico, Lugar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.