A relação da Geografia e o conhecimento cotidiano vivido no lugar

Autores

  • Laudenides Pontes dos Santos unesp

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947574

Resumo

Este artigo consiste em uma análise de como o cotidiano dos alunos, são utilizadas nas aulas de geografia. Esta pesquisa tem como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como o lugar do aluno ou suas vivências podem ser mobilizadas na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A metodologia aplicada foi a pesquisa em 03 escolas da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, com aplicação de questionários para 279 alunos. Constatou-se a riqueza das vivências dos alunos a partir do lugar onde vivem e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia. Palavras- chave: Ensino de Geografia, Conhecimento Geográfico, Lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudenides Pontes dos Santos, unesp

Professora de Geografia do Instituto Federal do Piauí Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP área de interesse : ensino de geografia e Geografia urbana

Downloads

Publicado

2012-10-14

Como Citar

Santos, L. P. dos. (2012). A relação da Geografia e o conhecimento cotidiano vivido no lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 107–122. https://doi.org/10.5902/223649947574