A GEOGRAFIA, SEU OBJETO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947379Resumo
A reflexão apresentada no artigo constitui um esforço do autor no sentido de aprofundar questões de natureza teórico-metodológica relacionadas com o ensino da Geografia nas escolas de Educação Básica. Inicialmente destacam-se aspectos da função social e educativa da Geografia escolar, suas principais limitações e desafios. O texto também apresenta e discute as principais categorias conceituais que constituem objeto de estudo da ciência geográfica e do ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Finalmente destaca-se um conjunto de considerações de caráter propositivo relacionadas com a organização do trabalho pedagógico em Geografia, visando contribuir para o debate da prática escolar. Toda a argumentação apresentada no artigo vem em defesa de um ensino de Geografia que oportunize aos estudantes uma formação mais crítico-emancipadora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.