A GEOGRAFIA, SEU OBJETO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES

Autores

  • Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947379

Resumo

A reflexão apresentada no artigo constitui um esforço do autor no sentido de aprofundar questões de natureza teórico-metodológica relacionadas com o ensino da Geografia nas escolas de Educação Básica. Inicialmente destacam-se aspectos da função social e educativa da Geografia escolar, suas principais limitações e desafios. O texto também apresenta e discute as principais categorias conceituais que constituem objeto de estudo da ciência geográfica e do ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Finalmente destaca-se um conjunto de considerações de caráter propositivo relacionadas com a organização do trabalho pedagógico em Geografia, visando contribuir para o debate da prática escolar. Toda a argumentação apresentada no artigo vem em defesa de um ensino de Geografia que oportunize aos estudantes uma formação mais crítico-emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Depto de Estudos Especializados em Educação (EED). Centro de Educação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2011-05-03

Como Citar

Thiesen, J. da S. (2011). A GEOGRAFIA, SEU OBJETO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(1), 85–96. https://doi.org/10.5902/223649947379