AVALIAÇÃO DA CARGA SUSPENSA TOTAL (CST) E DE METAIS NA BACIA DO CÓRREGO PINHALZINHO II NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA – PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947365Resumo
Visando avaliar a influência antrópica na qualidade hídrica da bacia do córrego Pinhalzinho II, em Umuarama no noroeste Paranaense, buscou-se nesse trabalho, determinar a carga suspensa total (CST) e as concentrações dos metais: Cu, Mn, Fe, Ni, Cr, Pb, Cd, As, Se e Zn nas águas. Para isso foram selecionados quatro pontos de amostragem na bacia. As amostras de água foram coletadas sazonalmente com o intuito de analisar todas as estações do ano, em decorrência das diferentes condições de clima. Os resultados parciais evidenciam teores elevados de Fe e Mn, que se encontram acima dos valores permitidos pela resolução CONAMA nº357/2005. A carga suspensa total é composta principalmente por matéria orgânica. Palavras-chave: Degradação ambiental, usos do solo, metais, carga suspensa totalDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.