A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA VALE

Autores

  • José Arnaldo Ribeiro Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Horácio Antunes Sant'Ana Júnior Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947344

Resumo

Este trabalho, a partir de um ponto de vista crítico, identificado com a ecologia política, visa contribuir para o estudo da temática dos conflitos socioambientais considerando a necessidade de se compreender a atuação de determinados agentes particulares que interferem no campo sócio-econômico e político-ambiental. Como objeto de estudo, selecionou-se a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), atualmente Vale S.A, por sua ação em mais de 30 países que tem gerado vários impactos socioambientais. Assim, analisamos o documento intitulado “Política de Desenvolvimento Sustentável”, decompondo os elementos que a constituem e buscando, quando possível, redarguir as afirmações presentes no documento com casos concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Arnaldo Ribeiro Junior, Universidade Federal do Maranhão

Atualmente é Membro do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Sindicalismo (NEPS). Professor do Programa de Educação Pré-Vestibular Comunitário para Jovens Afro-Descendentes AGADÁ. Tem habilidade na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana; Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino e Epistemologia da Geografia, Marxismo e Meio Ambiente.

Horácio Antunes Sant'Ana Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1986), mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Ciências Humanas - Sociologia - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor adjunto IV do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC); Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc); professor permanente do Programa de Pós-Graduação Políticas Públicas (PPGPP); e líder do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Movimentos Sociais e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, desenvolvimento, projetos de desenvolvimento, meio ambiente, conflitos socioambientais.

Downloads

Publicado

2011-11-03

Como Citar

Ribeiro Junior, J. A., & Sant’Ana Júnior, H. A. (2011). A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA VALE. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 7–26. https://doi.org/10.5902/223649947344

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental