Geografia e ensino: uma abordagem da climatologia dinâmica a partir do episódio de precipitação de granizo em 20 de outubro de 2007 no município de Santo Antônio das Missões/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947326Resumo
Desenvolveu-se o conceito de clima no Ensino Médio baseado na análise da dinâmica climática. Explicou-se a análise rítmica identificando os tipos de tempo culminantes no episódio de granizo de 20 de outubro de 2007. Escolheu-se as turmas dos 1° anos para a realização da atividade, primeiramente aplicando-se o Formulário 1 de avaliação preliminar e posteriormente apresentou-se a atividade, aplicando-se o Formulário 2 avaliativo. Identificou-se a gênese do granizo, e a critério de avaliação, 68,5% dos alunos souberam identificar condições de tempo atmosférico e puderam conceituar de forma satisfatória tempo e clima. Na avaliação preliminar obteve-se apenas 27,5% dos alunos capazes de identificar e diferenciar os conceitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.