Geografia e reprodução social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439345

Palavras-chave:

Espaço, Totalidade, Humanidade

Resumo

O presente texto é um esforço investigativo de apresentação da particularidade do espaço geográfico a partir de suas origens históricas e ontológicas. Trata-se de uma empreitada que não desvincula o espaço da reprodução da sociedade enquanto totalidade ao longo do movimento histórico. Nesse aspecto, é fundamental entender a produção social em sentido amplo como produção também espacial que se complexificam e se dinamiza cada vez mais junto com a própria totalidade. Nossa abordagem, desse modo, é a partir da tradição filosófica conhecida como perspectiva ontológica que trata de traduzir a essência dos movimentos reais operantes na objetividade. Como conclusões salientamos a importância de entender a geografia em suas múltiplas relações com a totalidade e com o processo de autoconstrução humana, tanto em seus aspectos de possibilidades, quanto nos seus entraves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Docente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Referências

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito – Parte I. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

LESSA, S. O processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade. Capacitação em Serviço Social e Política Social, Módulo 2, pp. 20-33, CEAD-UNB, 1999.

LESSA, S. Posfácio – Possibilidade, Lei e Acaso: Os físicos e seus incríveis cíclotrons. In: VEDDA, M.; COSTA, G.; ALCÂNTARA, N. (orgs.). Anuário Lukács. São Paulo: Instituto Lukács, p. 313-366, 2016.

LUKÁCS, G. Il Lavoro. In: Per una Ontologia dell’essere sociale. Roma: Riuniti, 1981, p. 11-131. (Tradução Mimeo.de Ivo Tonet, 145p.)

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – I. São Paulo: Boitempo: 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

LUKÁCS, G. Conversando com Lukács: entrevista a Léo Kofler, Wolfang Abendroth e Hans Heinz Holz/Georg Lukács. Tradução de Gisieh Vianna. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova – Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Rossi, R. (2020). Geografia e reprodução social. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e8. https://doi.org/10.5902/2236499439345

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.