Contribuições ao ensino do método hipotético-dedutivo a estudantes de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499412995Resumo
Ao contrário do que ocorre com os métodos dialético e fenomenológico, o método hipotético-dedutivo tem sido pouco debatido em meio aos profissionais e estudantes de Geografia. Por tal motivo existe restrito material que pode ser utilizado para fins de ensino do método hipotético-dedutivo entre estudantes de Geografia. Após uma breve apresentação do método o texto discorre, com fins didáticos, um exemplo de aplicação do método hipotético-dedutivo em uma tese de doutorado em Geografia. Ao final do texto afirma-se que, apesar de pouco debatido, o método hipotético-dedutivo é muito útil às pesquisas geográficas, e que se faz necessário levantar entre os profissionais e estudantes de Geografia um maior debate acerca do domínio e das possibilidades de uso deste método.
Palavras-chave: Método hipotético-dedutivo, ensino de método, metodologia da Geografia.
DOI: 10.5902/2236499412995
Downloads
Referências
ALVES, F. D. Considerações sobre métodos e técnicas em geografia humana. Dialogus (Ribeirão Preto), v. 4, p. 227-241, 2008.
DINIZ, M. T. M. Condicionantes socioeconômicos e naturais para a produção de sal marinho no Brasil: as particularidades da principal região produtora. Fortaleza, 2013.
CD-ROM 227f. Tese (doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
MARANDOLA JR., E. Fenomenologia e pós-fenomenologia: alternâncias e projeções do fazer geográfico humanista na geografia contemporânea. Geograficidade, v. 3, p. 49-64, 2013.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. Ed. 4. Reimpr. Ver e ampl. São Paulo: Atlas, 2010.
POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: Itatiaia: EDUSP, 1975.
SALVADOR, D. S. C. O. A Geografia e o método dialético. Sociedade e Território (Natal), v. 24, p. 97-114, 2012.
SILVA, M. T. Uma análise crítica do método fenomenológico e a sua relação com as 'geografias' humanistas. Geografia em Questão (Online), v. 6, p. 63-93, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.