Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia.

Autores

  • Emerson Ribeiro URCA/CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410775

Resumo

Esse artigo trata da pesquisa e da criatividade como elementos essenciais para a formação de professores em geografia. A necessidade de pensar a educação e novas práticas pedagógicas em geografia atravessa os caminhos da pesquisa, mas ela por si só, não consegue converter em resultados duradouros. É necessário encontrarmos no processo de criação, outros resultados que leve tanto a geografia acadêmica como escolar a sair do chão. Portanto, trabalhar com pesquisa e criatividade pode ser um dos caminhos para que o professor em formação desenvolva novas habilidades.

 

Palavras-chave: Geografia; Pesquisa; Criatividade; Formação; Prática Pedagógica.

 

DOI: 10.5902/2236499410775

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Ribeiro, URCA/CE

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo e professor assistente do departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA) Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - Pimenta - CEP: 63105-00 - Crato (CE) - Brasil Tel: (+55 88) 3102 1212 - Ramal: 2316 emerprof@hotmail.com

Referências

DEMO, Pedro. Formação dos formadores básicos. Em Aberto. vol.12, n. 54,1992. P.23-43.

GOLEMAN, Daniel, KAUFMAN, Paul, RAY, Michael – Espírito Criativo, São Paulo: Cultrix – Amana Key, 1992.

GRAEML, K. S.; VOLPI, J. H. e GRAEML, A. R. Volpi, José Henrique e Volpi, Sandra Mara, Orgs. “O impacto do uso (excessivo) da Internet no comportamento social das pessoas”. Revista Psicologia Corporal Vol. 5, 2004.

NUNES, Ana Ignez. Belém. Lima, e SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009.

RIBEIRO, Emerson. Práticas pedagógicas- o ensino geográfico por instalações. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2009. Anais. Rio Claro, 2009. Disponível em: http://sites.google.com/site/seminarioposgeo/anais.

RIBEIRO, E. A CRIATIVIDADE EM GEOGRAFIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO: LANTERNAS GEOGRÁFICAS. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 61-75, ago./ dez. 2011.

RIBEIRO, E. Avaliação ou pescaria?- por uma distinta possibilidade da aprendizagem em geografia na construção de instalações geográficas. Rev. Bras. Educ. Geog., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 91-104, jul./dez., 2011.

PONTUSCHKA; N. N.; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib. A formação inicial do professor de Geografia. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 15 ed. 2008, pp. 101-124.

SUETERGARAY, Dirce Maria. Pesquisa e educação de professores. In: PONTUSCHKA, Nídia; OLIVEIRA, Ariovaldo U. Geografia em Perspectiva. SP: Contexto, 2002, p. 109-114.

TORRE, Saturnino de la – Dialogando com a Criatividade – da identificação à criatividade paradoxal. São Paulo: Madras, 2005.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Ribeiro, E. (2013). Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 107–116. https://doi.org/10.5902/2236499410775