A experiência de coordenar em tempos difíceis
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115164845Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, PUPA, CriseResumo
Criado no ano de 2000, o Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA) é um espaço de Educação Popular e não escolar, sendo um programa de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diante desse contexto, almeja-se com este presente trabalho relatar e discutir as ações tomadas pela Coordenação Pedagógica da Equipe de Física do PUPA nos anos de 2019 e 2020, em que esses dois últimos anos foram atípicos dentro do programa. Dentre as ações, destacam-se: Plano de Reestruturação da Apostila de Física, Definição dos 10 Objetivos da Equipe de Física para 2020, Plano de Ação Emergencial, Plano de Divulgação e Comunicação e a criação das Diretrizes da Equipe de Física. Por fim, tais ações culminaram em uma Equipe unida em prol da democratização do acesso ao Ensino Superior, propondo estratégias pedagógicas que potencializassem a divulgação científica e tornassem o espaço cada vez mais dialógico e democrático.Downloads
Referências
CLAXTON, Guy. O desafio de aprender ao longo da vida. 1 ed. ARTMED Editora, 2005.
GOMES, T. F. Pré-universitário popular alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017.
PALUDO, Conceição. Educação Popular em busca de alternativas. Uma leitura desde o campo democrático popular. Porto Alegre: Tomo Editorial Camp, 2001.
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA. Estatuto do Curso. 2019 Disponível em: http://coral.ufsm.br/alternativa/index.php/2-uncategorised/105-estatuto-2019. Acesso em: jan.2021