Coleções Biológicas no Ensino de Ciências/Biologia: relato de experiência sobre um curso de formação continuada no Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115163700Palavras-chave:
Coleções biológicas didáticas, professores da educação básica, projeto de extensão.Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de oferta de uma formação continuada em ensino de Ciências/Biologia, utilizando coleções biológicas como propostas didáticas. O curso destinou-se a professores da Educação Escolar Básica da Rede Pública e/ou Privada da região do Baixo Tocantins, Pará, Brasil. Neste relato, apresentamos a história do Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON)/IFPA; abordamos a motivação e como se deu o planejamento e a execução desta ação extensionista, bem como as perspectivas dos cursistas e a avaliação do curso ofertado. Esse alcançou os objetivos e foi positivamente classificado pelos docentes, representando uma experiência formadora exitosa para os envolvidos.Downloads
Referências
AZEVEDO, Hugo José C. C.; FIGUEIRÓ, Ronaldo; ALVES, Dimitri Ramos; VIEIRA, Valéria; SENNA, André R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, v. 4, n. 7, p. 43-48, 2012. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/548/512>. Acesso em: 23 Dez. 2020.
COSTA, Beatriz Ferreira da; COSTA, Jeferson Miranda. Primeira Mostra de Estudos em Biodiversidade do IFPA – Campus Abaetetuba: uma forma mais atraente de ensinar Ciências. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7., 2018, Belém-PA. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Belém: IEMCI, UFPA, 2018. p. 534-542. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf>. Acesso em: 23 Dez. 2020.
COSTA, Jeferson Miranda; FONSECA, Dyana Joy dos Santos. Atividades de ensino e extensão promovidas pelo Herbário do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba (HIFPA). UNISANTA Bioscience, v. 6, n. 5, p. 31-36, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unisanta.br/index.php/bio/article/view/971/910>. Acesso em: 23 Dez. 2020.
COSTA, Luciana Laureano; FONTOURA, Helena Amaral da. Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @mbienteducação, v. 9, n. 2, p. 161-177, 2015. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496>. Acesso em: 23 Dez. 2020.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FEITOSA, Claudinéia; MENDES JÚNIOR, Josino Lucindo; CARVALHO, Simone Carneiro Souza. A Formação Continuada: Por que professores da rede pública não participam de formação continuada? Algumas reflexões sobre a práxis docente. Itinerarius Reflectionis, v. 2, n. 9, p. 1-14, 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20366/19213>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
GATTI, Bernadete Angelina (Coord.); BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santono. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
KINOSHITA, Luiza Sumiko; TORRES, Roseli Buzanelli; TAMASHIRO, Jorge Yoshio; FORNI-MARTINS, Eliana Regina (Ed.). A Botânica no Ensino Médio: Relatos de uma Experiência Transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.
MUNHOZ, Elzira Maria Bagatin; SILVEIRA, Milena dos Santos; LIMA, Johny Soares de. Confecção de caixa entomológica como estratégia de mediação do conhecimento científico no ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE - Trabalhos. Disponível em: <http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/22097_10720.pdf>. Acesso em: 15 Dez. 2020.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José; ALESSANDRINI, Cristina Dias. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RESENDE, Ana Lúcia; FERREIRA, Jussara Rocha; KLOSS, Daniela Ferreira; NOGUEIRA, Douglas José; ASSIS, João Batista de. Coleções de animais silvestres, fauna do cerrado do sudoeste goiano, o impacto em educação ambiental. Arquivos da Apadec, v. 6, n. 1, p. 35-41, 2002. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20476/10750>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
RIBEIRO, Vera Masagão. Traçando o perfil de alunos e professores da EJA. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos, 2004. 36 p. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2310/1/perfil_eja.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
ROSÁRIO, Cyntia Lopes do; ARAÚJO, Klayton Oliveira de; FERREIRA, Nataly Nunes; MESQUITA, Stephanie Caroline da Rocha; SANTOS, Raimunda Maria Rodrigues. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária: experiências nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Roraima. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 10., 2013, Resende-RJ. Artigos - Gestão e Tecnologia na Educação. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/56218703.pdf>. Acesso em: 15 Dez. 2020.
SANTANA, Flávia Ribeiro; NOGUEIRA-FERREIRA, Fernanda Helena. O Museu de Biodiversidade do Cerrado e sua Ação Educativa. Em Extensão, v. 8, n. 2, p. 11-22, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20458/10900>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
SANTOS, Solange Mary Moreira. Formação continuada numa perspectiva de mudança pessoal e profissional. Sitientibus, n. 31, p. 39-74, 2004. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/formacao_continuada.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.
SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. Coleções botânicas no ensino de ciências: montagem e usos do herbário e álbuns didáticos. In: SANTORI, Ricardo Tadeu; SANTOS, Marcelo Guerra (Org.). Ensino de ciências e biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2015. p. 1-19.
SILVA, Maria do Amparo dos Santos; SOARES, Isack Rocha; ALVES, Flávia Chini; SANTOS, Maria de Nazaré Bandeira dos. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7., 2012, Palmas-TO. Anais do VII CONNEPI. Disponível em: <https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3849/2734>. Acesso em: 21 Dez. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
TOZETTO, Susana Soare. Docência e Formação Continuada. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 13., 2017, Curitiba. Anais do XIII EDUCERE - Trabalhos. p. 24537-24549. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf>. Acesso em: 21 Dez. 2020.