Coleções Biológicas no Ensino de Ciências/Biologia: relato de experiência sobre um curso de formação continuada no Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115163700

Palavras-chave:

Coleções biológicas didáticas, professores da educação básica, projeto de extensão.

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de oferta de uma formação continuada em ensino de Ciências/Biologia, utilizando coleções biológicas como propostas didáticas. O curso destinou-se a professores da Educação Escolar Básica da Rede Pública e/ou Privada da região do Baixo Tocantins, Pará, Brasil. Neste relato, apresentamos a história do Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON)/IFPA; abordamos a motivação e como se deu o planejamento e a execução desta ação extensionista, bem como as perspectivas dos cursistas e a avaliação do curso ofertado. Esse alcançou os objetivos e foi positivamente classificado pelos docentes, representando uma experiência formadora exitosa para os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Miranda Costa, Instituto Federal do Pará, IFPA Campus Abaetetuba

Doutor em Ciências, Docente, Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON)

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal do Pará, IFPA Campus Abaetetuba

Mestre em Ensino de Biologia, Docente, Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON)

Lídia Costa da Silva de Albuquerque, Instituto Federal do Pará, IFPA Campus Abaetetuba

Mestra em Ciências Biológicas, Técnica em Laboratório de Ciências, Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON)

Nayra Rafaela Lobato Lima, Instituto Federal do Pará, IFPA Campus Abaetetuba

Discente, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Referências

AZEVEDO, Hugo José C. C.; FIGUEIRÓ, Ronaldo; ALVES, Dimitri Ramos; VIEIRA, Valéria; SENNA, André R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, v. 4, n. 7, p. 43-48, 2012. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/548/512>. Acesso em: 23 Dez. 2020.

COSTA, Beatriz Ferreira da; COSTA, Jeferson Miranda. Primeira Mostra de Estudos em Biodiversidade do IFPA – Campus Abaetetuba: uma forma mais atraente de ensinar Ciências. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7., 2018, Belém-PA. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Belém: IEMCI, UFPA, 2018. p. 534-542. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf>. Acesso em: 23 Dez. 2020.

COSTA, Jeferson Miranda; FONSECA, Dyana Joy dos Santos. Atividades de ensino e extensão promovidas pelo Herbário do Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba (HIFPA). UNISANTA Bioscience, v. 6, n. 5, p. 31-36, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unisanta.br/index.php/bio/article/view/971/910>. Acesso em: 23 Dez. 2020.

COSTA, Luciana Laureano; FONTOURA, Helena Amaral da. Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @mbienteducação, v. 9, n. 2, p. 161-177, 2015. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496>. Acesso em: 23 Dez. 2020.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FEITOSA, Claudinéia; MENDES JÚNIOR, Josino Lucindo; CARVALHO, Simone Carneiro Souza. A Formação Continuada: Por que professores da rede pública não participam de formação continuada? Algumas reflexões sobre a práxis docente. Itinerarius Reflectionis, v. 2, n. 9, p. 1-14, 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20366/19213>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

GATTI, Bernadete Angelina (Coord.); BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santono. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

KINOSHITA, Luiza Sumiko; TORRES, Roseli Buzanelli; TAMASHIRO, Jorge Yoshio; FORNI-MARTINS, Eliana Regina (Ed.). A Botânica no Ensino Médio: Relatos de uma Experiência Transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.

MUNHOZ, Elzira Maria Bagatin; SILVEIRA, Milena dos Santos; LIMA, Johny Soares de. Confecção de caixa entomológica como estratégia de mediação do conhecimento científico no ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE - Trabalhos. Disponível em: <http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/22097_10720.pdf>. Acesso em: 15 Dez. 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José; ALESSANDRINI, Cristina Dias. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RESENDE, Ana Lúcia; FERREIRA, Jussara Rocha; KLOSS, Daniela Ferreira; NOGUEIRA, Douglas José; ASSIS, João Batista de. Coleções de animais silvestres, fauna do cerrado do sudoeste goiano, o impacto em educação ambiental. Arquivos da Apadec, v. 6, n. 1, p. 35-41, 2002. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20476/10750>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

RIBEIRO, Vera Masagão. Traçando o perfil de alunos e professores da EJA. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos, 2004. 36 p. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2310/1/perfil_eja.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

ROSÁRIO, Cyntia Lopes do; ARAÚJO, Klayton Oliveira de; FERREIRA, Nataly Nunes; MESQUITA, Stephanie Caroline da Rocha; SANTOS, Raimunda Maria Rodrigues. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária: experiências nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Roraima. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 10., 2013, Resende-RJ. Artigos - Gestão e Tecnologia na Educação. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/56218703.pdf>. Acesso em: 15 Dez. 2020.

SANTANA, Flávia Ribeiro; NOGUEIRA-FERREIRA, Fernanda Helena. O Museu de Biodiversidade do Cerrado e sua Ação Educativa. Em Extensão, v. 8, n. 2, p. 11-22, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20458/10900>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

SANTOS, Solange Mary Moreira. Formação continuada numa perspectiva de mudança pessoal e profissional. Sitientibus, n. 31, p. 39-74, 2004. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/formacao_continuada.pdf>. Acesso em: 24 Dez. 2020.

SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. Coleções botânicas no ensino de ciências: montagem e usos do herbário e álbuns didáticos. In: SANTORI, Ricardo Tadeu; SANTOS, Marcelo Guerra (Org.). Ensino de ciências e biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2015. p. 1-19.

SILVA, Maria do Amparo dos Santos; SOARES, Isack Rocha; ALVES, Flávia Chini; SANTOS, Maria de Nazaré Bandeira dos. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7., 2012, Palmas-TO. Anais do VII CONNEPI. Disponível em: <https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3849/2734>. Acesso em: 21 Dez. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

TOZETTO, Susana Soare. Docência e Formação Continuada. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 13., 2017, Curitiba. Anais do XIII EDUCERE - Trabalhos. p. 24537-24549. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf>. Acesso em: 21 Dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Costa, J. M., Silva, N. C. da, Albuquerque, L. C. da S. de, & Lima, N. R. L. (2021). Coleções Biológicas no Ensino de Ciências/Biologia: relato de experiência sobre um curso de formação continuada no Pará, Brasil. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(2), 155–175. https://doi.org/10.5902/2447115163700

Edição

Seção

Relatos de experiência