Os efeitos da educação empreendedora nos alunos de uma escola pública da Amazônia brasileira

Autores

  • Antônio Vagner Almeida Olavo Mestrando em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV e Professor no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Antonio Henrique Queiroz Conceiçao Professor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas
  • Bruna Lima Garcia Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Francisca Carla Ferreira das Chagas Licenciada em Ciencias: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Taiza da Silva Marinho Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.
  • Maida Gomes da Silva Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Jaqueline Andrade Braga Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • karinny de Lima Magalhães Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.
  • Sabrina Arcanjo Sebastião Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.
  • Luiz Felipe Matos Conceição Cursando Especialização em Engenharia de Operações pelo IDAAM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115137251

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Características empreendedoras, Metodologia Ativa.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da educação empreendedoras nos alunos de uma escola estadual no município de Atalaia do Norte no Amazonas. Como metodologia, caracteriza-se sendo uma pesquisa descritiva, bibliográfica sendo qualitativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa os relatórios do projeto e relato de experiência dos participantes. Apresenta-se um modelo de projeto voltado para a educação empreendedora, tendo como efeitos aprendizagem por metodologias ativas e colaborativa, com o desenvolvimento das características empreendedoras, destacando-se oportunidade, capacidade de assumir risco, persistência e comunicação, além de perspectivas futura de disseminação do empreendedorismo na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Vagner Almeida Olavo, Mestrando em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV e Professor no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV e Professor Auxiliar I do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Natureza e Cultura (INC). Pesquisador das áreas de Administração pública, Desenvolvimento local, Empreendedorismo e Novas Tecnologias. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões. Especialista em Ead e Novas Tecnologias pela Faculdade da Lapa (FAEL/PR) e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Dom Bosco ( FDB/PR) e Graduado em Administração pela Faculdade de Castanhal (FCAT/PA). 

Antonio Henrique Queiroz Conceiçao, Professor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista - UNIP, na área de Redes de Empresas e Planejamento da Produção. Mestre Profissional, e Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, na área de Gestão da Produção. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professor da Faculdade de Estudos Sociais - FES na cidade de Manaus - Amazonas. Atuação nos seguintes temas: Administração, Engenharia de Produção, Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Cooperativismo, Turismo, Construção Civil e Agricultura Familiar

Bruna Lima Garcia, Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e participante do projeto.

Francisca Carla Ferreira das Chagas, Licenciada em Ciencias: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Ciencias: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e colaborada do projeto.

Taiza da Silva Marinho, Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e participante do projeto.

Maida Gomes da Silva, Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e participante do projeto Educação Empreendedora.

Jaqueline Andrade Braga, Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Administração pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e participante do projeto Educação Empreendedora.

karinny de Lima Magalhães, Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e apoiadora do projeto Educação Empreendedora.

Sabrina Arcanjo Sebastião, Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas e apoiadora do Projeto Educação Empreendedora.

Referências

CAVALCANTI, J. A.; CRUZ NETO, G. G. Comparativo dos benefícios das Redes Sociais para a educação empreendedora com base em estudo qualitativo com empreendedores locais. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, n. 1, 2016.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, F. O segredo de Luiza. 30. Ed. São Paulo: Cultura, 2006.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUZIAN, G. L.; JARDIM, M. S.; SILVA, A. C. C. J.; FALCADE, A. F.; GUSE, J. C.; KESSLER, M. S.; GHISLENI, T. S. Educação empreendedora: estudo de caso com alunos em uma escola estadual da região central do Rio Grande Do Sul. Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 31-41, 2017.

FIGUEIREDO, A. C.; MAESTRO FILHO, A. D.; SANTOS, L. M. Carreira tradicional ou moderna? Um estudo com alunos rede municipal de ensino de São José dos Campos/SP. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, 2016.

FILLION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários – gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 05-28, abr.-jun. São Paulo, 1999.

FONSECA, L. Empreender com crianças do jardim-de-infância: Experiência na Formação Inicial de Professores. Conferência sobre educação para o empreendedorismo, realizada no dia 14 de setembro de 2017 na Universidade de Aveiro. Atas da Conferência sobre educação para o empreendedorismo, 2017. Disponível em acesso em 03/01/2019.

GOOGLE MAPS. Atalaia do Norte. Disponivel em: < https://www.google.com.br/maps/place/Atalaia+do+Norte,+AM,+69650-000/@-4.3661895,-70.1937511,1563m/data=!3m1!1e3!4m13!1m7!3m6!1s0x9194761809485af3:0x8b4934b4d8f5193e!2sAtalaia+do+Norte+-+AM,+69650-000!3b1!8m2!3d-4.3655403!4d-70.1924957!3m4!1s0x91f290d4cf3803fd:0x6b1fe2499a396e43!8m2!3d-4.3670126!4d-70.1907867 >. Acesso em 03/03/2019.

HISRICH; R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. Ed.Porto Alegre: Bookman, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Atalaia do Norte. Disponível em < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/atalaia-do-norte/panorama> Aceso em 03/03/2019.

LOPES, C. L. J. Educação Empreendedora: Um estudo do Projeto Empreendedorismo 10.0 aplicado aos alunos do Curso Técnico em Informática. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v.1, n.1, p. 39-44, 2014.

MICHELS, E.; PASSONI, D.; MOREIRA, F. K.; FERREIRA, E. D.; TEIXEIRA, T. F. Educação empreendedora e o papel do professor. XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria: Gestión de la Gobernanza y la estratégia orientadas al desarrollo sustentable, realizado no período de 22 a 24 de outubro de 2018. Anais do XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2018.

MONDO, A. B.; Depiné, A.; Pereira, G. S.; Teixeira, C. S. Gamificação aplicada à educação empreendedora: uma revisão integrativa. 3º Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA, realizado em 18 a 20 de setembro de 2018 - São Bento do Sul-SC. Anais do 3º Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA, ISSN 2526-3145, 2018.

MONTEIRO, D. M.; RIBEIRO, T. C.; ROCHA, M. M. S.; ATHAYDE, F. R. Educação empreendedora: a influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente. Revista Emrede – Revista De Educação À Distância, v.3, n.2, p.295-307, 2016.

NUNES, A. F. P. A educação empreendedora aliada a tecnologia em um projeto social. Trabalho de Conclusão do curso de especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada a Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, agudo, 2018.

NUNES, L. L. S.; MELLO, M. F. A importância da educação empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano, V. 8, n. 13, p. 152-173, jul. /dez. 2018.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F.; Educação empreendedora: Premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v.10, n.3, p. 60-81, jul. /set, 2016.

SHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Trad. Ruy Jungman. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

TEIXEIRA, D. M.; SANTOS, J. M.; FORTES, G. P. Por uma sala de aula mais interessante! Senão for isso o que será? A educação empreendedora abrindo portas para o futuro da educação e da economia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. especial, p. 139-163, dez, 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

Olavo, A. V. A., Conceiçao, A. H. Q., Garcia, B. L., Chagas, F. C. F. das, Marinho, T. da S., Silva, M. G. da, Braga, J. A., Magalhães, karinny de L., Sebastião, S. A., & Conceição, L. F. M. (2020). Os efeitos da educação empreendedora nos alunos de uma escola pública da Amazônia brasileira. Experiência. Revista Científica De Extensão, 4(2), 17–36. https://doi.org/10.5902/2447115137251

Edição

Seção

Artigos