Os efeitos da educação empreendedora nos alunos de uma escola pública da Amazônia brasileira

Antônio Vagner Almeida Olavo, Antonio Henrique Queiroz Conceiçao, Bruna Lima Garcia, Francisca Carla Ferreira das Chagas, Taiza da Silva Marinho, Maida Gomes da Silva, Jaqueline Andrade Braga, karinny de Lima Magalhães, Sabrina Arcanjo Sebastião, Luiz Felipe Matos Conceição

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da educação empreendedoras nos alunos de uma escola estadual no município de Atalaia do Norte no Amazonas. Como metodologia, caracteriza-se sendo uma pesquisa descritiva, bibliográfica sendo qualitativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa os relatórios do projeto e relato de experiência dos participantes. Apresenta-se um modelo de projeto voltado para a educação empreendedora, tendo como efeitos aprendizagem por metodologias ativas e colaborativa, com o desenvolvimento das características empreendedoras, destacando-se oportunidade, capacidade de assumir risco, persistência e comunicação, além de perspectivas futura de disseminação do empreendedorismo na sociedade.


Palavras-chave


Aprendizagem Cooperativa; Características empreendedoras; Metodologia Ativa.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALCANTI, J. A.; CRUZ NETO, G. G. Comparativo dos benefícios das Redes Sociais para a educação empreendedora com base em estudo qualitativo com empreendedores locais. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, n. 1, 2016.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, F. O segredo de Luiza. 30. Ed. São Paulo: Cultura, 2006.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUZIAN, G. L.; JARDIM, M. S.; SILVA, A. C. C. J.; FALCADE, A. F.; GUSE, J. C.; KESSLER, M. S.; GHISLENI, T. S. Educação empreendedora: estudo de caso com alunos em uma escola estadual da região central do Rio Grande Do Sul. Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 31-41, 2017.

FIGUEIREDO, A. C.; MAESTRO FILHO, A. D.; SANTOS, L. M. Carreira tradicional ou moderna? Um estudo com alunos rede municipal de ensino de São José dos Campos/SP. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, 2016.

FILLION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários – gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 05-28, abr.-jun. São Paulo, 1999.

FONSECA, L. Empreender com crianças do jardim-de-infância: Experiência na Formação Inicial de Professores. Conferência sobre educação para o empreendedorismo, realizada no dia 14 de setembro de 2017 na Universidade de Aveiro. Atas da Conferência sobre educação para o empreendedorismo, 2017. Disponível em acesso em 03/01/2019.

GOOGLE MAPS. Atalaia do Norte. Disponivel em: < https://www.google.com.br/maps/place/Atalaia+do+Norte,+AM,+69650-000/@-4.3661895,-70.1937511,1563m/data=!3m1!1e3!4m13!1m7!3m6!1s0x9194761809485af3:0x8b4934b4d8f5193e!2sAtalaia+do+Norte+-+AM,+69650-000!3b1!8m2!3d-4.3655403!4d-70.1924957!3m4!1s0x91f290d4cf3803fd:0x6b1fe2499a396e43!8m2!3d-4.3670126!4d-70.1907867 >. Acesso em 03/03/2019.

HISRICH; R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. Ed.Porto Alegre: Bookman, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Atalaia do Norte. Disponível em < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/atalaia-do-norte/panorama> Aceso em 03/03/2019.

LOPES, C. L. J. Educação Empreendedora: Um estudo do Projeto Empreendedorismo 10.0 aplicado aos alunos do Curso Técnico em Informática. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v.1, n.1, p. 39-44, 2014.

MICHELS, E.; PASSONI, D.; MOREIRA, F. K.; FERREIRA, E. D.; TEIXEIRA, T. F. Educação empreendedora e o papel do professor. XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria: Gestión de la Gobernanza y la estratégia orientadas al desarrollo sustentable, realizado no período de 22 a 24 de outubro de 2018. Anais do XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2018.

MONDO, A. B.; Depiné, A.; Pereira, G. S.; Teixeira, C. S. Gamificação aplicada à educação empreendedora: uma revisão integrativa. 3º Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA, realizado em 18 a 20 de setembro de 2018 - São Bento do Sul-SC. Anais do 3º Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA, ISSN 2526-3145, 2018.

MONTEIRO, D. M.; RIBEIRO, T. C.; ROCHA, M. M. S.; ATHAYDE, F. R. Educação empreendedora: a influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente. Revista Emrede – Revista De Educação À Distância, v.3, n.2, p.295-307, 2016.

NUNES, A. F. P. A educação empreendedora aliada a tecnologia em um projeto social. Trabalho de Conclusão do curso de especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada a Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, agudo, 2018.

NUNES, L. L. S.; MELLO, M. F. A importância da educação empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano, V. 8, n. 13, p. 152-173, jul. /dez. 2018.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F.; Educação empreendedora: Premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v.10, n.3, p. 60-81, jul. /set, 2016.

SHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Trad. Ruy Jungman. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

TEIXEIRA, D. M.; SANTOS, J. M.; FORTES, G. P. Por uma sala de aula mais interessante! Senão for isso o que será? A educação empreendedora abrindo portas para o futuro da educação e da economia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. especial, p. 139-163, dez, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5902/2447115137251

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Experiência - Revista Científica de Extensão

Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

http://www.ufsm.br/experiencia

E-mail: experienciaufsm@ufsm.br

ISSN: 2447-1151

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.