Diagnose nutricional e qualidade de mudas de <em>Psidium cattleianum</em> var. <em>cattleianum</em> Sabine em diferentes substratos

Autores

  • Ana Caroline Machado Gonçalves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel
  • Alice Lemos Costa Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel
  • Amanda Oliveira Travessas Universidade Federal de Rio Grande (FURG).
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X42670

Palavras-chave:

Nutrientes, Nutrição florestal, Araçá-vermelho

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes substratos, que continham lodo de esgoto, no teor de nutrientes na biomassa de mudas de Psidium cattleianum var. cattleianum Sabine. Os tratamentos consistiram em diferentes composições de substrato contendo lodo de esgoto. Decorridos 180 dias após a semeadura foram mensuradas as características biométricas: altura da parte aérea e comprimento do sistema radicular, diâmetro do colo, número de folhas, biomassa fresca e seca da parte aérea, biomassa radicular e total. Foi calculado o Índice de Qualidade de Dickson e também foi quantificado o teor de macro e micronutrientes do sistema radicular, do caule e das folhas. Observou-se que o acúmulo dos macronutrientes no sistema radicular seguiu a ordem de N> Ca> Mg> P> K> S; no caule Ca> N> K> Mg> P> S e nas folhas N> Ca> K> Mg> P> S, sendo que nas três estruturas vegetativas o enxofre esteve menos concentrado. Para os micronutrientes, o acúmulo no sistema radicular se deu com Fe> Zn> Mn> Cu> B> Mo, no caule e nas folhas Fe> Zn> B> Mn> Cu> Mo. Nota-se que nas três estruturas vegetativas analisadas, ferro e zinco estiveram mais concentrados e molibdênio menos concentrado. O uso de lodo de esgoto como substrato se mostrou efetivo na produção de mudas viáveis para plantio em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Machado Gonçalves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel.

Alice Lemos Costa, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel; atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa, campus São Gabriel.

Amanda Oliveira Travessas, Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel; atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Federal do Rio Grande (PPGBAC-FURG).

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente é docente pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus São Gabriel.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

Gonçalves, A. C. M., Costa, A. L., Travessas, A. O., & Vestena, S. (2020). Diagnose nutricional e qualidade de mudas de <em>Psidium cattleianum</em> var. <em>cattleianum</em> Sabine em diferentes substratos. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 8, e05. https://doi.org/10.5902/2316980X42670

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)