Estoque de biomassa e de nutrientes em um povoamento do híbrido <em>Eucalyptus urophylla</em> x <em>Eucalyptus grandis</em> no Bioma Pampa – RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X18275Palavras-chave:
Ciclagem de nutrientes, Nutrição florestal, Matéria orgânica.Resumo
O presente estudo teve como objetivo estimar o estoque de biomassa e de nutrientes em um povoamento do híbrido de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, aos 4,5 anos de idade, para isso, foram instaladas aleatoriamente quatro parcelas com dimensões de 21,0 m x 27,5 m. A partir da distribuição diamétrica do povoamento foram determinadas quatro classes de diâmetro e em cada classe foram amostradas três árvores (limite inferior, central e limite superior). Para estimar a biomassa das raízes a coleta foi realizada na área útil das árvores do limite central de cada classe. Após a amostragem e a identificação de cada componente da biomassa, estas foram encaminhadas para o laboratório, onde foram secas, pesadas, moídas e analisadas quimicamente. Os resultados encontrados a partir das análises foram: para a estimativa de biomassa total: 75 Mg ha-1, com a seguinte proporção: madeira (61,2%), raiz (15,4%), galhos (10,2%), casca (7,7%) e folhas (5,5%). Salienta-se que a biomassa se encontra predominantemente alocada no fuste (68,9%). Cabe ressaltar que, em média, o acúmulo de nutrientes foi maior na madeira, seguido pelas folhas, raízes, galhos e cascas, apresentando a seguinte magnitude: Ca > K > N > Mg > S > P, com a maior quantidade de Ca alocada no fuste. A partir disso, entende-se que o estoque de nutrientes na biomassa foi elevado em relação ao solo de baixa fertilidade natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.