Biomassa e o teor de nutrientes em diferentes compartimentos acima do solo de <em>Mimosa velloziana</em> Mart e <em>Tephrosia candida</em> D.C.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X15225Palavras-chave:
Floresta de Tabuleiros, Recuperação de Áreas Degradadas, LeguminosaResumo
A Recuperação de uma área consiste em torná-la novamente produtiva, seja para fins de conservação ou produção. É necessário assim, gerar conhecimento sobre técnicas para adequar procedimentos e técnicas para esta finalidade. Diante disso, este estudo teve por objetivo avaliar a biomassa e o teor de nutrientes em diferentes compartimentos acima do solo em duas espécies de leguminosas ( Mimosa velloziana Mart e Tephrosia candida D.C.) e uma Floresta de Tabuleiros. As leguminosas e a Floresta de Tabuleiro estão estabelecidas sob Argissolo Amarelo Distrocoeso em Linhares, ES. A biomassa acima do solo das leguminosas foi compartimentalizada em: folhas, ramos e ramos secos para Mimosa e folhas, galhos com diâmetro superior e inferior a 2 cm, e galhos secos, para a Tefrósia. Avaliou-se ainda a serapilheira acumulada nas leguminosas e na Floresta de Tabuleiros e seus nutrientes, na estação chuvosa e seca. Verificou-se que a Tefrósia apresentou a maior produção de biomassa acima do solo, sendo compartimentalizado nas folhas, os maiores teores de nutrientes. A biomassa da serapilheira acumulada não foi influenciada pelas estações de seca e chuva, sendo encontrado maior valor na área com Mimosa. O nitrogênio foi o nutriente com maior teor na serapilheira, seguido por cálcio > magnésio > potássio > fósforo > manganês > boro > zinco > cobre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.