Uma análise do fenômeno ‘fake news’ com base na Economia Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1414650949203Palavras-chave:
Notícias falsas, Economia comportamentalResumo
Após as eleições presidenciais de 2016 nos EUA o fenômeno das fake news ganhou notoriedade no debate público. Pesquisas diversas procuram identificar fatores que influenciam a propagação de notícias falsas. O artigo se insere neste contexto e busca aprofundar a compreensão sobre a disseminação das fake news. O trabalho analisa esse fenômeno com base na Economia Comportamental, uma vez que sua teoria oferece elementos psicológicos que atuam na geração de vieses na tomada de decisão. O artigo conclui que influências cognitivas que afetam a decisão econômica também influenciam na propagação das fake news, e discute a possibilidade de reverter esse processo.
Downloads
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of economic perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
AOS FATOS. Aos Fatos. 2015. Disponível em: <https://aosfatos.org/nosso- método/>. Acesso em: 2 nov. 2019.
AYMANNS, C.; FOERSTER, J.; GEORG, C. P. Fake News in Social Networks. University of St. Gallen, School of Finance Research Paper, n. 2018/4, 2017.
BARROS, C. J. Algoritmos das rede sociais promovem preconceito e desigualdade, diz matemática de Harvard. 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42398331>. Acesso em: 14 set. 2019.
BASSETS, M. Quando as teorias da conspiração e as ‘fake news’ acabam em violência. El País, Paris, 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/01/internacional/1572625643_650076.html. Acesso em: 24 jul. 2020.
BOUNEGRU, L.; GRAY, J.; VENTURINI, T.; MAURI, M. (ed). A Field Guide to ‘Fake News’ and Other Information Disorders. Amsterdam: Public Data Lab. 2018.
BRITO CRUZ, F. (coord.); MASSARO, H.; OLIVA, T.; BORGES, E. Internet e eleições no Brasil: diagnósticos e recomendações. InternetLab, São Paulo, 2019.
DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake News nas redes sociais online: Propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, v. 18, n. 32, p. 73–94, 2018.
DEWEY, C. 6 in 10 of you will share this link without reading it, a new, depressing study says. 2016. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/the-intersect/wp/2016/06/16/six-in-10-of- you-will-share-this-link-without-reading-it-according-to-a-new-and-depressing- study/>. Acesso em: 3 set. 2019.
ESTADÃO. A era da desinformação. 2019. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,a-era-da- desinformacao,70002915133>. Acesso em: 27 jul. 2020.
GUESS, A.; NAGLER, J.; TUCKER, J. Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on Facebook. Asian- Australasian Journal of Animal Sciences, v. 32, n. 2, p. 1–9, 2019.
JOHANN, W. O jornalismo digital na era da desinformação. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-jornalismo-digital-na-era-da-desinformacao-b53565hbv5xk0cbig7wzjcezq/>. Acesso em: 27 jul. 2020.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974.
KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect Theory: An Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47, n. 2, p. 263-291, 1979.
LUDTKE, S. Até Logo. 2018. Disponível em: <https://projetocomprova.com.br/>. Acesso em: 26 maio. 2019.
MARTINS, C. Entrevista publicada na BBC News Brasil. São Paulo: BBC News, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45767478> Acesso em: 26 jul. 2020.
MCGLONE, M. S.; TOFIGHBAKHSH, J. Birds of a feather flock conjointly (?): Rhyme as reason in aphorisms. Psychological science, v. 11, n. 5, p. 424-428, 2000.
MENEZES, C.; CARDOSO, M. As fake news sobre vacinas e a volta do sarampo. Estadão, 2019. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/blogs/estadao-na-escola/2019/10/15/as-fake- news-sobre-vacinas-e-a-volta-do-sarampo/%0D>. Acesso em: 5 nov. 2019.
MENEZES, L. F. Anúncio falso de emprego nas Casas Bahia esconde golpe de roubo de dados. Aos Fatos, 2019a. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/anuncio-falso-de-emprego-nas-casas-bahia-esconde-golpe-de-roubo-de-dados/> Acesso em: 27 jul. 2020.
MENEZES, L. F. Correios não oferecem vagas no Facebook; posts são isca para roubar dados. Aos Fatos, 2019b. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/correios-nao-oferecem-vagas-no-facebook-posts-sao-isca-para-roubar-dados/>. Acesso em: 27 jul. 2020.
MENEZES, L. F. Foto não mostra integrantes do MST e de ONGs, mas madeireiros presos por índios em 2014. Aos Fatos, 2019c. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/foto-nao-mostra-integrantes-do-mst-e-de-ongs-mas-madeireiros-presos-por-indios-em-2014/>. Acesso em> 27 jul. 2020.
MENEZES, L. F. Havan não oferece vagas de emprego em posts no Facebook. Aos Fatos, 2019d. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/havan-nao-oferece-vagas-de-emprego-em-posts-no-facebook/>. Acesso em: 27 jul. 2020.
MENEZES, L. F. Homem preso por incêndio no Amazonas não foi pago por ONGs ou movimentos sociais. Aos Fatos, 2019e. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/homem-preso-por-incendio-no-amazonas-nao-foi-pago-por-ongs-ou-movimentos-sociais/>. Acesso em: 27 jul. 2020.
MENEZES, L. F. Oferta falsa de emprego nas Lojas Americanas esconde golpe de roubo de dados. Aos Fatos, 2019f. Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/oferta-falsa-de-emprego-nas-lojas-americanas-esconde-golpe-de-roubo-de-dados/>. Acesso em: 27 jul. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. 1 ano Saúde sem Fake News. 2018b. Disponível em: <http://saude.gov.br/fakenews/44873-quiabo-cura-diabetes-fake-news>. Acesso em: 6 nov. 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. 12 mil dúvidas em um ano de combate às Fake News. 2019. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45719-12-mil-duvidas-em-um-ano-de-combate-as-fake-news>. Acesso em: 2 nov. 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde sem Fake News. 2018a. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/fakenews>. Acesso em: 2 nov. 2019.
ORTELLADO, P. Trecho publicado de entrevista concedida ao Manual de Credibilidade, 2018. Disponível em: <https://www.manualdacredibilidade.com.br/desinformacao>. Acesso em 26 jul. 2020.
PAIVA, A. Fake News sobre vacinas ameaçam o combate de doenças. 2019. Disponível em: <https://site.medicina.ufmg.br/inicial/fake-news- sobre-vacinas-ameacam-o-combate-de-doencas-e-permite-a-volta-das-ja- erradicadas/>. Acesso em: 2 nov. 2019.
PEREIRA, P.; TOLEDO, L. F.; MONNERAT, A. Disseminação de “fake news” para atacar candidatos marca eleição. Exame, 2018. Disponível em: < https://exame.com/brasil/disseminacao-de-fake-news-para-atacar-candidatos-marca-eleicao/ >. Acesso em: 27 jul 2020.
SHAH, A. K.; OPPENHEIMER, D. M. Easy does it: The role of fluency in cue weighting. Judgment and Decision Making, [s. l.], v. 2, p. 371–379, 2007.
SILVA, F. B. O regime de verdade das redes sociais on-line: pós-verdade e desinformação nas eleições presidenciais de 2018. Dissertação de Mestrado defendido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, 2019.
THALER, R. H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge: O empurrão para a escolha certa: Aprimore suas decisões sobre saúde, riqueza e felicidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. First Draft, v. 16, 2017. Disponível em: <https://medium.com/1st-draft/fake-news-its-complicated- d0f773766c79>. Acesso em: 5 nov. 2019.