A integração produtiva entre agropecuária e agroindústria: uma discussão introdutória em torno da suinocultura
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093475Palavras-chave:
Indústria, Sistema de Integração, SuinocultoresResumo
O artigo trata do processo histórico de articulação produtiva entre produção primária e indústria processadora de produtos agropecuários, focalizando em específico o sistema de integração entre suinocultores e agroindústria de abate de suínos no sul do Brasil. Uma diversidade de motivações e de comportamento entre os participantes é identificada como explicação para o sucesso desta relação produtiva e comercial. Questiona-se se o gerenciamento computadorizado de informações relativas à criação dos suínos levará a uma modificação comportamental dos suinocultores, e à extinção deste tipo de relação, ou se, pelo contrário, é apenas mais uma evolução técnica e organizacional que reforça o controle sobre o fluxo de produção e sobre a qualidade dos produtos por parte da indústria e do varejo.
Downloads
Referências
CHANDLER, A. The Visible Hand: the managerial revolution in American business.Cambridge. Belknap Press, 1995.
GIROTTO, A. F.; SANTOS FILHO, J.I. dos. Custo de Produção de Suínos. EMBRAPA-CNPSA. Concórdia, 2000.
HOFF E SIMIONI, D. N.; SIMIONI, F. J.. Desenvolvimento de sistemas informatizados de apoio à decisão em propriedades suinicultoras: superação das resistências ao uso da tecnologia e ganhos de eficiência gerencial. Cadernos de Economia (Chapecó), v. 10, p. 75-96, 2006.
KAUTSKY, K.. A Questão Agrária. São Paulo. Nova Cultural, 1986.
KAGEYAMA, A. O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos CAIs. In: Guilherme Costa Delgado (Org.). Agricultura e Políticas Públicas. Brasília/DF: IPEA, 1990, v.1, p. 113-223.
MARTINEZ, S. W.; ZERING, K. Pork Quality and the Role of Market Organization. Agricultural Economic Report Number 835. United States Department of Agriculture. Economic Research Service, 2004.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Civilização Brasileira, 1968.
MIRANDA, C. O processo decisório dos produtores familiares de suínos do oeste catarinense. Concórdia. EMBRAPA-CNPSA, 1997.
PAULILO, M.I.S. A construção social da dívida na suinocultura integrada. Anuário Antropológico 89. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 1992.
PESAVENTO, S. J. RS: agropecuária colonial e industrialização. Mercado Aberto. Porto Alegre, 1983.
REARDON, T.; BARRET, C. B.. Agroindustrialization, globalization and international development: an overview of issues, patterns and determinants. Agricultural Economics 23, 2000, p. 195-205.
REGIÕES: dossiê suinícola. Suinocultura Industrial, n. 3, 2002.
ROHENKOHL, J. E.. Os Sistemas de Terminação de Suínos: uma análise econômica e ambiental a partir da teoria dos conjuntos fuzzy. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural). Faculdade de Ciências Econômicas UFRGS, Porto Alegre 2003.
WARD, N.; ALMAS, R.. Explaining change in the international agro-food system. Review of International Political Economy 4:4 Winter 1997. p. 611-629.
ZYLBERSZTAJN, D. Conceitos Gerais, Evolução e Apresentação do Sistema Agroindustrial. In: Zylbersztajn, D.; Neves, M. F..Economia e Gestão de Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.