O potencial logístico da cidade de Passo Fundo - RS – no raio de 80 km: uma análise insumo-produto
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093458Palabras clave:
Raio, Potencial, Logística, Matriz insumo-produtoResumen
O presente estudo procura demonstrar a necessidade de aplicação de um referencial ou parâmetro que indique potenciabilidade, neste estudo, através do instrumental insumo-produto, procurou-se demonstrar que este pode ser usado como parâmetro de potenciabilidade para o caso de aplicação logística, seja no âmbito de investimentos e ou organização dos recursos disponíveis. Com o instrumental insumo-produto foi possível obter resultados para o planejamento e organização da área geográfica delimitada de 80 km de raio para o médio e longo prazo, todavia, ainda são necessários mais esforços na criação de um índice específico para o segmento de logística, a nível nacional e regional.
Descargas
Citas
ANDRADE, Aurélio L.; SELEME, Acyr.; RODRIGUES, Luís H.; SOUTO, Rodrigo, Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. p.143-167.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial; tradução Elias Pereira. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1995.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos; tradução equipe do centro de estudos em logística. São Paulo: Atlas, 2001. p.303-321.
BUARQUE, Cristovan. Avaliação Econômica de Projetos: uma apresentação didática – Rio de Janeiro; Editora Campus: 12ª ed., 1984.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custo e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.
DIÁRIO DA MANHÃ – Sexta-feira, 02 de junho de 2006. p.3.
FINAMORE, Eduardo B. Simulador de insumo-produto de impactos econômico regionais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.
GLOBO RURAL, n.º 242, p. 50-57, dez. 2005.
IBGE, Instituto brasileiro de geografia e estatística – www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticia/noticia_visualiza.php?id_noticia=6...
MIERNYK, William. H. Elementos de análise de insumo-produto. São Paulo: Atlas, 1975, 159p.
MONTOYA, Marco A. Análise insumo-produto internacional no mercosul: desenvolvimento econômico e interdependência estrutural. EDIUPF, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Economia e Desenvolvimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.